quinta-feira, 25 de junho de 2020

FRIBAL PRESTA HOMENAGEM AO SÃO JOÃO DO MA COM VÍDEO


O premiado fotógrafo Meireles Jr. que cedeu parte de seu rico acervo de registros do folclore maranhense para o vídeo da Fribal que homenageia a força da cultura popular maranhense.
Belos registros do premiado fotógrafo Meireles Jr. ilustram o vídeo

As manifestações da cultura popular caracterizam a identidade social de um povo. No Maranhão o São João é uma das mais belas e ricas expressões do folclore e reúne elementos de fé, força e beleza singulares.

Em tempos de isolamento social, que por motivos de saúde impedem a realização dos arraiais pela cidade, a Fribal deu uma contribuição para manter viva e forte a chama da tradição junina maranhense, através de um vídeo que exalta o São João.
Os belos elementos da cultura popular maranhense, como o Caboclo de Penas, ilustram o vídeo da Fribal em homenagem ao São João.
Com belas imagens do acervo do premiado fotógrafo Meireles Jr., o vídeo que a Fribal veiculou no dia de São João (24.06) em suas redes sociais acabou viralizando, pois emociona pelo casamento perfeito de texto e imagens com os elementos do folclore junino maranhense: Os miolos de bois; Matracas e Pandeirões, as personagens Catirina e Francisco, os Cazumbá, os Caboclos de Penas entre outros; além de uma bela sonoplastia com batida de tambores na esmerada edição da Centopéia Filmes e texto de Cássia Melo.
“É Povo, É Brilho, É Fé” diz uma parte do texto cujo objetivo maior é reforçar em cada maranhense o orgulho de pertencer a esse rico universo que une religiosidade, resistência e tradição. Para o fotógrafo Meireles Jr. a Fribal mais uma vez demonstrou o quanto valoriza a cultura maranhense com esse singelo presente áudio visual:

“Esse é mais um projeto que tenho a honra de participar junto à Fribal. Uma empresa que, de fato, valoriza a cultura maranhense e está sempre incentivando a arte e fomentando o orgulho maranhense. Nesse ano atípico, esse vídeo tem ainda mais valor, pois é também um alento, uma forma de emocionar as pessoas e reforçar que uma rica tradição como o nosso São João é mais forte que toda essa pandemia. A Cultura é acima de tudo uma importante forma de resistência do povo. E a Fribal está de parabéns pela sensibilidade desse projeto” declarou Meireles Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário