sexta-feira, 17 de julho de 2020

Batata-doce é a sensação da turma fitness


Monique Carvalho, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís fala sobre os benefícios da batata doce. 
 Especialistas apontam como o alimento pode ajudar a emagrecer e a potencializar efeitos do treino
Da corrida à musculação, seja atleta amador ou de alta performance. Se tem algo com o qual todos concordam é o quanto a batata-doce tem sido a verdadeira queridinha de quem pratica diferentes tipos de exercícios físicos. O público fitness tem motivos de sobra para incluir esse alimento no cardápio, pois ele ajuda a manter o peso e dá energia para as atividades.
O consumo é recomendado principalmente no pré-treino, segundo a coordenadora do curso de Nutrição na Estácio São Luís, Monique Carvalho, porque é uma fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico, liberando energia aos poucos no organismo, garantindo combustível do começo ao fim do exercício.
A liberação lenta de açúcar no sangue também ajuda a manter os níveis de glicogênio, o combustível dos músculos. “Isso impede que, durante o treino, especialmente o de força, ocorra a perda de massa muscular”, ressalta a especialista.
De acordo com a nutricionista, o alimento tem boas doses de cálcio, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina E e vitamina C, além de fibras, este último ajudando no bom funcionamento intestinal.
 A batata doce possui várias vitaminas e tem muitas fibras,  trazendo a saciedade. Um alimento perfeito para à sua dieta!
A médica Sílvia Gomes, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde, explica que nenhum alimento tem o poder de emagrecer, de forma isolada.  Para isso, é preciso ter uma dieta balanceada.
No entanto, o tubérculo pode fazer parte dessa dieta, pois ajuda na saciedade após a refeição. “A batata doce é fonte de carboidratos complexos, assim, baixo índice glicêmico ( 44) , principalmente quando está cozida. Seu consumo gera menos picos de insulina e uma curva menos acentuada da liberação desse hormônio, já que as fibras tornam a digestão do carboidrato mais lenta, o que causa maior saciedade. Sendo assim, é extremamente útil no processo do emagrecimento”, detalha Gomes.
Além disso, a batata doce é rica em antioxidantes, como o betacaroteno, flavonoide e compostos fenólicos, ajudando a proteger as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres, sendo por isso, uma alternativa saudável a batata inglesa. “A batata doce é a queridinha dos atletas, sendo considerada uma das principais fontes de carboidrato. Pode ser usado nos treinos de endurance ( corrida, natação, bicicleta ), assim como nos treinos de hipertrofia ( crossfit, musculação, fisiculturismo)”, reforça a nutróloga.
Veja agora 3 benefícios da batata doce para a saúde!
 1- Ajuda a emagrecer
Ao entrar em contato com a água do estômago, a fibra solúvel presente na batata doce forma um gel que propicia uma digestão mais lenta, contribuindo com a sensação de saciedade.
Ou seja, ao permanecer no aparelho digestivo por um bom tempo, o alimento ajuda controlar o apetite e os sinais de fome, auxiliando o processo de emagrecimento, mas vale ressaltar, a importância de uma dieta com o auxílio de um nutricionista.
A  nutróloga, Silvia Gomes, do Hapvida Saúde, destaca que o alimento pode ajudar na dieta e é ótimo para manter o intestino regular.
2- Desinflama o organismo
Rica em propriedades anti-inflamatórias — vitamina C, vitamina B6, betacaroteno, manganês e outras —, a batata-doce também é capaz de auxiliar na prevenção e na cura de inflamações internas e exteelhora o humor
Comrnas, como a artrite reumatoide.
3- M a rotina cada dia mais corrida, é comum termos momentos de estresse, não é mesmo? Nesse contexto, também é normal surgir o desânimo de ir a uma academia.
Se você está passando por momentos assim, saiba que a batata-doce pode ser uma excelente aliada! Isso porque ela é rica em vitaminas do complexo B que, juntas, desempenham um importante papel na manutenção da saúde mental das pessoas. Afinal, elas são necessárias para a produção e para o estímulo da serotonina, hormônio neurotransmissor que é responsável pelas sensações de bem-estar e relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário