sexta-feira, 24 de julho de 2020

Conheça o poder do alho, o super alimento!

O nutricionista e professor do Centro Universitário Estácio São Luís, Marcos Macedo, sugere o consumo do alho em chás.
Especialistas destacam 10 benefícios do legume, que é considerado  poderoso antibiótico natural
Como tempero na comida ou até mesmo aquele chazinho para curar gripes e resfriados, o alho tem mil e uma utilidades. Há quem faça “cara feia” para o alimento, que tem sabor forte, levemente ardido e odor bem característico e marcante. Mas o legume é um antibiótico natural extremamente eficaz à saúde. São diversos os nutrientes que fazem do alho um super alimento,  benéfico para o organismo como um todo.
“Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.  O alho possui ação antibiótica, antimicrobiana e antisséptica”, complementa, o nutricionista e professor do Centro Universitário Estácio São Luís, Marcos Macedo. 
Por isso, o alho é muito eficiente para prevenir e curar gripes e resfriados. É eficaz, até mesmo, para combater febres e problemas respiratórios agudos e crônicos, como as bronquites. De acordo com a médica cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde, Sílvia Gomes, a recomendação é que, para além das formas habituais de tempero e refogado, o alho seja consumido cru de duas a três vezes ao dia, juntamente às refeições.
“O  ideal é que seja amassado, a fim de extrair o máximo dos seus compostos do grupo das alicinas, substâncias químicas produzidas por uma reação enzimática quando o dente de alho cru é esmagado ou cortado e que funciona como um antibiótico natural e como estimulante do sistema imunológico”, destaca Gomes.
médica cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde, Sílvia Gomes, destaca 10  benefícios do alho.
O nutricionista Marcos Macedo sugere: “É importante consumir o alho em sua forma natural, que é uma das melhores maneiras de se obter os nutrientes do alimento, uma boa opção de consumo também é na forma de chá, que pode ser quente ou frio”, opina.
Diante de tantas propriedades do alimento, a especialista Sílvia Gomes listou 10 benefícios do alho para a sua saúde.  Confira!
1- Ação expectorante e descongestionante: das vias aéreas são “liberadas” a partir do consumo do alho;
2- Ação anti-hipertensiva: reduz os níveis de pressão arterial, sendo benéfico para pessoas com pressão alta, doenças cardíacas e doenças cerebrovasculares;
3- Ação antioxidante: previne a formação de radicais livres, o que, consequentemente, ajudará na prevenção de diversas doenças em que essas substâncias estão presentes, como as isquêmicas (infarto, derrame), as neurodegenerativas (Alzheimer) e as neoplasias; 
4- O alho tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e antifúngicas, além de ajudar no controle de hipertensão e de dislipidemias (colesterol, HDL e triglicérides alterados).  
5- Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidante, que previne a formação de radicais livres e protege as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon. 
6- É  altamente nutritivo e tem poucas calorias. Uma porção de 28 gramas de alho contém:
  • Manganês : 23% da ingestão diária recomendada (IDR)
  • Vitamina B6 : 17% da IDR
  • Vitamina C : 15% da IDR
  • Selênio: 6% do IDR
  • Fibra: 0,6 grama
  • Quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1
7- Previne a demência e doença de Alzheimer
O dano oxidativo dos radicais livres contribui para o processo de envelhecimento. O alho contém antioxidantes que sustentam os mecanismos de proteção do organismo contra danos oxidativos
8- Melhora o desempenho atlético 
O alho era tradicionalmente usado em culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho, sendo usados por atletas olímpicos desde a Grécia antiga.
9- Melhora a saúde óssea
Um estudo realizado em mulheres na menopausa mostrou que uma dose diária de extrato seco de alho (equivalente a dois gramas de alho cru) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênio. Isso sugere que este alho pode ter efeitos benéficos na saúde óssea em mulheres. O alho e cebola também demonstraram ter efeitos benéficos na osteoartrite. 
10- É fácil de incluir na dieta
O último benefício do alho não é um benefício para a saúde, mas ainda é importante: o fato é que é muito fácil (e delicioso) incluir o alho na alimentação. Ele complementa a maioria dos pratos salgados, particularmente sopas e molhos.
Se você tem um distúrbio de sangramento ou está tomando medicamentos para diluir o sangue, fale com seu médico antes de aumentar seu consumo de alho.
Receita cheia de sabor e saúde
Se encarar o alho cru parece difícil, então o ideal é aproveitá-lo em algumas receitas saborosas. Veja como preparar água com alho!
A água com alho proporciona diversos benefícios, como aumento da imunidade.
Ingredientes:
  • 1 dente de alho esmagado
  • 100 ml de água
  • Especiarias (canela, cravo, gengibre...), ervas (alecrim) ou limão a gosto
Modo de preparo:
Em um copo, coloque a água e acrescente o alho esmagado e as especiarias. Depois disso, é só deixar a bebida repousar por no mínimo 8 horas e ela estará pronta para ser servida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário