segunda-feira, 27 de julho de 2020

Flávio Dino: O novo Fundeb e as conquistas do Maranhão


Em clima de muita emoção, felicidade e agradecimento, governador entrega primeira unidade do programa Escola Digna. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Ao longo desse cinco anos e sete meses à frente do governo do Maranhão, mantive uma bandeira sempre hasteada com muita firmeza: a educação. Fundamento para qualquer sociedade que objetiva verdadeiro desenvolvimento, a educação é também a principal ferramenta para enfrentarmos a desigualdade social que assola tão fortemente o Brasil.

A Educação é um farol de esperança para um futuro melhor e mais digno para nossas crianças e jovens

Esta semana, o Brasil deu um importante passo rumo à garantia de mais direitos no que concerne à educação. A aprovação do novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) na Câmara dos Deputados foi uma vitória histórica para estudantes, educadores e toda a sociedade brasileira. O novo Fundeb será permanente na Constituição Federal, não mais transitório. E determina que a União incremente os repasses a estados e municípios a partir do ano que vem.

Com isso, a participação da União no financiamento da educação básica – que é somente de 10% – passará em 2021 para 12%, e de forma progressiva chegará a 23% até 2026. Esses valores são destinados a diversos investimentos educacionais, desde estrutura de escolas até salários de professores. Participei diretamente dessa conquista aprovada na Câmara dos Deputados, mediante a articulação e assinatura de carta de 20 governadores que, na hora de maior resistência do governo federal contra o Fundeb, uniram-se para apoiar o esforço dos deputados federais.

O governo federal tentou obstruir a proposta aprovada, apresentando proposições alheias às reais necessidades do País e contra a igualdade de oportunidades. Não é de causar qualquer tipo de estranheza, haja vista a má vontade do atual presidente da República com a educação, como se revelou com a situação objetivamente de vacância que o Ministério da Educação experimentou por mais de 18 meses.

Com mais recursos, estados e municípios que atualmente financiam quase integralmente a educação básica, passarão a ter melhores condições de elevar a qualidade de suas redes de educação. No Maranhão, isso significa a sustentação dos maiores salários da rede estadual do Brasil, além da continuidade da revolução educacional que o programa Escola Digna está produzindo.

Mesmo com essa terrível pandemia do coronavírus, mantivemos obras e inaugurações de Escolas Dignas. E consolidamos conquistas que, tenho a certeza, nenhum governo futuro terá condições de eliminar. Escolas de tempo integral, Iema, uniformes escolares gratuitos, crescimento do Ideb são inovações da nossa gestão e que agora, com o novo Fundeb, estão mais reforçadas.


Não tenho medido esforços para manter a Educação como prioridade para avançarmos na transformação do Maranhão. Acredito que esse é um farol de esperança para um futuro melhor e mais digno para nossas crianças e jovens. Contra obscurantismos, a favor da Educação. Assim seguiremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário