segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Após homologação por unanimidade, SINDUEMA agora é filiado à base sindical do ANDES-SN


Dia histórico para o Sindicato dos Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão – SINDUEMA. No última dia 21, foi homologada por unanimidade a filiação do SINDUEMA à base sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN. Com essa decisão, o SINDUEMA passa a dispor de todos os instrumentos e estruturas do ANDES-SN, especialmente da carta sindical, como também a participar de todas as atividades realizadas pelo Sindicato Nacional, desde Grupos de Trabalhos e seminários a congressos como o CONAD.

Fundado em 2016, a principal motivação do SINDUEMA sempre foi a necessidade de organizar a luta em defesa em prol e a ampliação dos direitos dos docentes da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Em 2017, com a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, o SINDUEMA passa a representar os docentes das duas instituições.

O movimento de filiação do SINDUEMA à base do ANDES-SN começa nos anos 2000 sob a liderança do Coletivo Autonomia e Luta, movimento político acadêmico e classista criado na UEMA no início do ano de 2000, também responsável pela liderança na luta pelo cumprimento dos repasses constitucionais ao ensino superior do Maranhão que, por lei, é de 5% da receita do Estado, mas à época constituía-se de menos de 2%. Além disso, o Coletivo Autonomia e Luta foi também essencial na efetivação do Plano de Carreira, Cargo e Salários (PCCS) dos docentes; pela criação de um piso básico a partir do piso do ensino médio; pelo respeito ao escalonamento (promoção e progressão) da tabela salarial previsto na lei do PCCS e por muitas outras lutas classistas, acadêmicas, científicas e tecnológicas no âmbito da UEMA.
A principal motivação da busca pela filiação do SINDUEMA ao ANDES-SN, neste momento, é o fato de que o ANDES-SN é único sindicato representativo dos docentes de ensino superior no país. Além disso, o histórico do Sindicato Nacional de alianças com os movimentos sociais, e a discussão de questões como as da terra; da classe; da etnia; do gênero; da educação; da ciência e tecnologia; do sindicalismo e da organização dos professores. Ideais também bravamente defendidos pelo SINDUEMA.

Haja visto as semelhanças nos valores e nas lutas de ambos os sindicatos, em 2 dezembro de 2019, após uma série de debates e reuniões do SINDUEMA com a Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão – APRUMA, Seção Sindical do ANDES-SN e, também, com a Regional Nordeste I do ANDES-SN, foi criada a Seção Sindical SINDUEMA SSind do ANDES-SN. Seção esta que, posteriormente, no dia 20 de agosto de 2020, solicitaria a filiação à base sindical do ANDES-SN.

Em trecho da carta de solicitação de filiação, a diretoria provisória do SINDUEMA SSind do ANDES-SN reforça os motivos de buscar filiar-se à base sindical do ANDES-SN: “Pelo exposto, o SINDUEMA solicita por meio desta carta a filiação junto ao ANDES-SN com objetivo de se fortalecer na luta interna na UEMA e UEMASUL pela valorização do trabalho dos docentes, pela autonomia financeira e de gestão administrativa das universidades estaduais pública do maranhão e colaborando no fortalecimento do ANDES-SN nas luta em defesa da educação pública de qualidade, valorização do trabalho docente, autonomia das instituições públicas de ensino superior, acesso à educação superior pública e gratuita e pela luta das instituições de amparo e de produção e difusão de conhecimentos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário