domingo, 16 de agosto de 2020

Catadores de materiais recicláveis de Paço do Lumiar recebem maquinário do governo

Trabalhadores da coleta seletiva de Paço do Lumiar recebem equipamentos do governo para reciclagem 
O trabalho da coleta seletiva em Paço do Lumiar agora ficará bem melhor. Nesta quinta-feira (13), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Trabalho e da Econômica Solidária (Setres), entregou maquinários aos catadores da cooperativa de materiais recicláveis do município. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a produtividade do grupo e aumentar a geração de renda aos trabalhadores.

Os catadores receberam equipamentos como prensa, balança, esteira, carrinho de coleta, luvas, capacetes, óculos de proteção, máscaras com filtro e botas, para manuseio, organização e processamento dos resíduos comercializados pela cooperativa.

A iniciativa prevê ainda a capacitação em gestão de resíduos sólidos, associativismo e cooperativismo aos trabalhadores. As ações são desenvolvidas por meio do projeto Pró-Catador, que beneficia mais 1800 catadores de 19 cooperativas e associações, em 15 municípios do estado.
Os equipamentos vão garantir melhor estrutura de trabalho aos catadores 
A presidente da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopcare), Ionete Silva, afirma que com a estrutura o grupo vai poder fazer a triagem dos materiais para comercializar com preço justo e sem ter perdas de lucros. Segundo dados da equipe técnica da Setres, a cooperativa recolhe uma média de 20 toneladas de resíduos mensalmente.
Secretario anuncia continuidade e expansão do projeto Pro-Catador 
O Secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, reafirma o compromisso do governo do Maranhão com a categoria e fala sobre expectativas para o projeto: “Vamos concluir essa etapa e agregar mais valor ao trabalho de catação, para iniciarmos uma nova fase com a expansão do projeto no estado”, acresntou.

“Esta é uma parceria interinstitucional que garante transporte dos materiais, galpão para alojamento, equipamentos, capacitação e qualificação aos catadores. Lanço o desafio de tornarmos esta cooperativa em uma referência no segmento”, pontua o juiz de direito Douglas de Melo, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, presente na solenidade.

O momento contou também com a presença do Subsecretário e Secretaria Adjunta do Trabalho, Genilson Alves e Jordânia Pessoa; da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, e com representantes do Ministério Público Estadual (MP), da Agência Executiva Metropolitana (Agem), e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário