segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Praia do Cacau recebe visitante ecologicamente sustentável

 

“Peixão”, como é conhecido o coletor de resíduos recicláveis, estará no balneário até 15 de setembr

 Instrumento em formato de peixe gigante é fruto de parceria entre VLI e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Imperatriz

A Praia do Cacau, em Imperatriz, conta, há uma semana, com um novo visitante, mas que já se consagra como velho amigo da cidade. O “Peixão”, como é conhecido o coletor de materiais recicláveis em formato de peixe gigante, é quem recebe os banhistas durante o período de veraneio deste ano trazendo um atrativo a mais ao local, estimulando a consciência ambiental dos frequentadores do balneário e fomentando a geração de renda para quem trabalha com materiais recicláveis.

Fruto de uma parceria entre a VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins, e pela operação do Terminal Portuário de São Luís –, por meio do projeto Atitude Ambiental, e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) de Imperatriz, o instrumento, criado há cerca de um ano, já passou por outro importante ponto da cidade, a Praça da Beira Rio

O Peixão é um coletor gigante de materiais recicláveis que, além de chamar atenção pelo tamanho, colorido e formato, inspirado nos peixes de água doce, tem o objetivo de despertar e incentivar a educação ambiental no espaço. Estima-se que o instrumento tenha a capacidade de comportar 250 quilos de papelão e até mil garrafas pet de dois litros. A ideia, como explicou a gerente de sustentabilidade da VLI, Maria Clara Fernandes, é “instigar a população a pensar e agir de forma sustentável por meio do descarte adequado de resíduos de forma simplificada, prática e lúdica”.

Além de proporcionar um ambiente mais limpo, bonito e agradável, a ação possibilita geração de renda para agentes do sistema de reciclagem do município. Isto porque, todo o material armazenado no coletor é recolhido e direcionado à Associação de Catadores de

Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI), beneficiando cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e encontram, na reciclagem, um meio de sustento.

Para a titular da Semmarh, a secretária Rosa Arruda, o projeto tem fortalecido as ações do órgão. “A parceria com a VLI tem sido superimportante e vem a somar com o trabalho que a secretaria já se empenha, no sentido de conscientizar os empreendedores e banhistas da Praia do Cacau sobre o acondicionamento ideal e o descarte correto dos resíduos”, frisou.

O Peixão permanecerá na Praia do Cacau durante toda a temporada de veraneio de Imperatriz que, neste ano, devido à pandemia da Covid-19, será mais breve e, de acordo com a prefeitura, encerrará em 15 de setembro.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário