terça-feira, 11 de agosto de 2020

Vereador cobra reforma do antigo prédio do orfanato Santa Luzia


O líder do PSD na Câmara de São Luís, vereador Cezar Bombeiro, diz que há bastante tempo vem revelando os riscos de desabamento do antigo prédio do antigo Orfanato Santa Luzia, na área central da cidade, mas a indiferença e mais precisamente o total descompromisso do poder público faz com que o patrimônio histórico seja destruído pela falta de recuperação.

O parlamentar já se manifestou por vezes sobre o sério problema e a omissão do poder público para a recuperação, haja vista que nele funcionou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís. Ele registrou em sua preocupação a séria omissão, que poderá resultar na destruição de um prédio de grande importância e referência do acervo histórico da capital maranhense.

O orfanato Santa Luzia era uma entidade dirigida por freiras estrangeiras, que de maneira solidária e fraterna e, como missão profética, acolhiam crianças abandonadas ou que os pais não tinham pretensão de criá-las. 

"Elas educavam as crianças e eram preparadas para a adoção e pelo que se tem conhecimento foram bem sucedidas na maioria dos casos. Muitos homens e mulheres que saíram do orfanato conseguiram transformar as suas vidas com a adoção e retornaram ao local como benfeitores. À época como não havia muita burocracia, as adoções eram feitas à luz do evangelho e o acompanhamento pelas próprias freiras. Hoje ainda existem muitos testemunhos de pessoas que moraram no local, foram adotadas e construíram as suas vidas com paz e amor", lembrou Bombeiro.

O trabalho solidário e fraterno das freiras, muito embora recebessem ajudas internacionais, muita gente colaborava com a entidade pela devoção à Santa Luzia, principalmente quem sofria de problemas na vista e que foram curadas pela própria fé.



"O prédio do antigo orfanato (foto acima), não se sabe se foi adquirido pela Prefeitura de São Luís ou se trata de cessão, mas a verdade é que no local funcionou a Secretaria Municipal de Educação e que abandonou o local, quando por falta de reformas e ameaçava ruir. Teriam sido feitos alguns escoramentos, mas grande parte do telhado já caiu e no inverno dentro da estrutura é acumulada muita água. O trânsito de coletivos no local é outro fator de risco pelo abalo que vem sofrendo a estrutura do prédio", enfatizou o vereador.

Segundo o representante do PSD, como a prefeitura não reforma nem escolas, com certeza não tem atenção para um prédio com uma história importante para a cidade de São Luís, uma vez que o orfanato Santa Luzia, era acima de tudo, uma entidade cristã e educadora, em que as irmãs católicas que a administravam, sabiam alimentar os corações das crianças com um grande amor à luz do evangelho.

A imagem de Santa Luzia, que era mantida numa janela do prédio com uma proteção de vidro, proporcionava que muitos fiéis a adorasse, mesmo estando na rua e no dia 13 de dezembro, era grande o número de cristãos que procuravam participar das celebrações organizadas pelas freiras benfeitoras da casa de caridade das crianças, como também era conhecida", ressaltou Cezar Bombeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário