quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Moradores do Cruzeiro do Anil recebem obra do Governo do Estado


O vice-governador Carlos Brandão e o presidente da AGEM, Lívio Corrêa (Foto: Divulgação)

O vice-governador Carlos Brandão, em companhia do presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa, fez a entrega, na manhã desta quarta-feira (2), do Muro de Contenção Córrego Azul, no Cruzeiro do Anil, em São Luís. A obra é resultado de parceria formada entre o Governo do Estado, via AGEM, com a Prefeitura de São Luís. 

O Muro de Contenção Córrego Azul é composto por duas estruturas, sendo que, em uma delas, a estrutura é dupla e somam cerca de 310 metros no total. Cada uma dessas construções foi instalada em um lado do córrego. “Com isso, estamos evitando o risco de deslizamento de terra e, consequentemente, o desabamento das residências que estão localizadas aqui nesta área”, explicou o presidente da AGEM durante a entrega. 

Lívio Corrêa ressaltou que a obra era uma demanda antiga da comunidade. Ele explica que, para realizar os serviços, a AGEM precisou fazer algumas adaptações nos serviços, visto que o terreno limitava a utilização de algumas máquinas. “Com a logística adequada conseguimos realizar os trabalhos e, agora, estamos entregando a obra”. 

Para o vice-governador Carlos Brandão, a maior importância do Muro de Contenção Córrego Azul está na resolução de um problema que afligia os moradores. “Em princípio, parece uma obra simples, pequena. Mas não é, pois estamos solucionando uma situação difícil, que se tornava ainda mais arriscada a cada período de chuvas”. 

Brandão fez questão de destacar, também, que a AGEM tem realizado diversas outras intervenções semelhantes a esta entregue no Cruzeiro do Anil. “Nosso governo tem feito vistorias em comunidades e conversado com a população, de forma que estamos realizando serviços em várias frentes e gerando maior segurança e bem-estar ao nosso povo”, revelou. 
SegurançaMuro de Contenção construído no Cruzeiro do Anil 

De acordo com Mãe Kabeca, da Casa Fanti Ashanti – um dos imóveis que estava ameaçado de deslizamento -, a obra vem atender a uma demanda que já perdurava por quase 50 anos. “Era um problema que afligia todos aqui dessa região. Nossas casas já sofriam efeitos, como rachadura nas paredes”, conta a religiosa. Mãe Kabeca diz que, com o Muro de Contenção, a comunidade entra em uma nova fase. “Agora temos segurança e podemos dormir tranquilos”. 

Histórico

A necessidade da obra foi confirmada por vistorias realizadas pela AGEM, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Defesa Civil. “A visita técnica foi feita a partir da solicitação de moradores”, lembrou o secretário da Sedihpop, Francisco Gonçalves. Verificada a situação, comprovou-se a necessidade de intervenção. “Confirmamos os riscos na área e, de imediato, apresentamos a situação ao Governo do Estado, que determinou a obra”, afirmou Lívio Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário