domingo, 27 de setembro de 2020

Prefeito Edivaldo executa melhorias na rede municipal de saúde



Unidades do Bequimão e São Bernardo são algumas das unidades que recebem intervenções estruturais da gestão do prefeito Edivaldo
Outra frente de trabalho do programa São Luís em Obras que avança é a de reforma de unidades de saúde da rede municipal. As reformas nas unidades mistas do Bequimão e do São Bernardo, executadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), seguem em ritmo acelerado e serão entregues em breve à população. Após entregues, as unidades terão, de forma individual, a capacidade de atender a uma média de 50 mil pacientes por ano em diversas especialidades, como ginecologia, cardiologia, nutrição e outras. Estas e outras reformas fazem parte do programa São Luís em Obras, executado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior que mantém centenas de frentes de serviços de infraestrutura alcançando diversos bairros da zona urbana e rural da capital.

Em ambas as unidades já foram recuperadas as partes elétrica e hidráulica, realizadas as adequações dos banheiros para pessoas com deficiência física, reforma dos consultórios do setor ambulatorial (com a troca de móveis e dos aparelhos de ar-condicionado), reparos na cobertura, além da execução dos serviços de reboco, de pintura e de outros acabamentos. Com a reforma, os leitos disponíveis para internação nas unidades serão novos e equipamentos de apoio, como cilindros de oxigênio, por exemplo, estão sendo trocados.

"Por meio do programa São Luís em Obras estamos melhorando as infraestrutura da cidade e também investido na melhoria das redes de Saúde, Educação, Assistência Social, entre muitas outras frentes de trabalho. Com a reforma das unidades de saúde qualificamos o atendimento e também ampliamos a capacidade de atendimento, bem como a oferta de serviço, como tem acontecido em unidades já entregues", disse o prefeito Edivaldo.

Para a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino, a execução das obras em duas das quatro unidades mistas da capital maranhense demonstra a preocupação da gestão do prefeito Edivaldo com a assistência clínica e de urgência da população. "As unidades Bequimão e São Bernardo são consideradas referências no atendimento em seus respectivos distritos. Com a reforma, a gestão do prefeito Edivaldo oferecerá locais com ampliação na capacidade de assistência à população", disse.


Durante as reformas, os serviços de urgência e emergência nas unidades do São Bernardo e do Bequimão foram mantidos. No caso do São Bernardo, o Centro de Saúde do São Cristóvão foi usado como anexo de retaguarda para os pacientes. Desde os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, as unidades foram destinadas como unidades de apoio assistencial a pessoas com sintomas relacionados à Covid-19.

Assim que estiver pronta, a Unidade Mista do São Bernardo, fruto emenda parlamentar do senador Weverton Rocha, oferecerá, ainda com mais qualidade, programas de assistência infantil e ao público feminino. Após a reforma, o local oferecerá 36 leitos.

SAÚDE

Por meio do programa São Luís em Obras, o prefeito Edivaldo tem contemplado a área da saúde. São várias as intervenções em unidades da rede de atenção básica que modificam e incrementam a estrutura de atendimento da população ludovicense como a nova sede do Caps AD III, situada na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo.

O serviço oferece atendimento para dependentes de álcool e outras drogas a partir dos 18 anos que, porventura, estejam em crise ou abstinência dessas substâncias. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), cuja sede está situada na Rua do Passeio (em frente ao Hospital Português), também passou por reformas.


O Hospital Socorrão II sofreu intervenções na cobertura e recuperação de alas e outros setores. O Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo foi entregue à população em abril deste ano. Outra ação importante foi no João Paulo, em que o antigo centro de saúde no bairro passa a receber a Farmácia de Medicamentos Estratégicos, além do Núcleo de Apoio Técnico à Demanda Judicial (NATDJUS) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Outra obra de suma importância para a administração pública é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Alemanha. O local, que há mais de uma década não sofria uma reforma sequer, recebe serviços de recuperação da cobertura, troca de instalações elétricas, recuperação física das salas e novos equipamentos e deverá ser entregue à população em breve. A Central de Marcação de Consultas (Cemarc) também passou por reestruturação da cobertura física de sua sede, no bairro Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário