sábado, 7 de novembro de 2020

Data M: Paula (PCdoB) dispara quase 10 pontos na liderança em Paço do Lumiar


Na pesquisa espontânea, atual prefeita, Paula (PCdoB), aparece com 37,7%, seguida por Fred Campos, que tem28,5%. Na estimulada, Paula pontua 39,1% e Campos, 30,6%.

O instituto DATA M divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos para as eleições municipais em Paço do Lumiar. Foram apresentados seis cenários estimulados, além do espontâneo. A mais recente pesquisa, e que deve ser a última realizada antes do dia de votação, revela que a atual prefeita e candidata à reeleição, Paula (PCdoB), disparou na liderança em todos os cenários e deve ser eleita no dia 15 de novembro.

Realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA-01185/2020, ouviu 380 pessoas, com mais de 16 anos e residentes de Paço do Lumiar, utilizando os parâmetros de proporcionalidade do Tribunal Regional Eleitoral (TER) quanto a sexo, idade, grau de instrução e renda familiar. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. 

O eleitor de Paço do Lumiar foi questionado em quem votaria sem que nomes de postulantes fossem citados. Neste cenário espontâneo, a atual prefeita, Paula, aparece com 37,7%, seguida por Fred Campos (28,5%), Karla Sobreiro (4,7%), Francisco Neto (1,3%), Bamal do Iguaíba (1,1%) e Edinaldo Moura (0,3%). 7,4% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum candidato, enquanto 19% não souberam ou não responderam.

No cenário estimulado, quando o nome do candidato é citado, a prefeita Paula também lidera, com 39,1%, seguida por Fred Campos (30,6%), Karla Sobreiro (4,7%), Bamal do Iguaíba (1,1%), Francisco Neto (1,1%) e Edinaldo Moura (0,3%). 8,2% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum deles, enquanto 15% não souberam ou não responderam.

A nova pesquisa mostra um elevado crescimento da prefeita Paula no último mês. Ela saltou de 26,4% para os atuais 37,7% no cenário espontâneo, e de 34,9% para 39,1%, no estimulado. Os números também mostram que Paula ampliou a vantagem sobre o segundo colocado, e agora pontua quase 10 pontos a mais que Fred Campos.

Rejeição

A amostra também revela a taxa de rejeição dos candidatos. Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador pergunta em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum, a rejeição ao nome de Fred Campos subiu de 18,8% para 33,5%. E a da prefeita Paula de 12,8% para 20,3%. Os dois são seguidos por Bamal do Iguaíba (7,9%), Karla Maria (7,7%), Francisco Neto (6,9%) e Edinaldo Moura (3,2%). 3,2% responderam que poderiam votar em todos os candidatos, enquanto 16,6% não souberam ou não responderam.

Quando perguntados se votariam em um candidato apoiado pelo governador Flávio Dino, 52 % responderam que “votariam com certeza”, e 12,4% disseram que “poderiam votar”, enquanto 31,9% disseram que “não votariam de jeito nenhum”. 

Em Paço do Lumiar, o governador Flávio Dino já declarou apoio público à reeleição da prefeita Paula, que também é sua colega de partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário