sábado, 28 de novembro de 2020

Equatorial Maranhão alerta sobre os principais cuidados com energia elétrica em construções


Quando realizada sem os devidos cuidados, as construções civis oferecem diversos riscos à segurança dos envolvidos na obra. E quando há eletricidade envolvida, esses perigos costumam aumentar. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão alerta sobre os principais cuidados para evitar acidentes envolvendo energia elétrica em construções.

No momento da obra lembre-se de que os andaimes e demais partes da obra devem obedecer a distância mínima de segurança (2m na horizontal e 3m na vertical) da rede elétrica. É importante também usar sempre tapumes ou andaimes com anteparo que permitem isolar a área de trabalho e impeçam a aproximação/contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica. Os veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) devem ser observados com atenção para que não se aproximem da fiação elétrica. Quanto aos materiais escolhidos para utilização na obra é indispensável observar se são devidamente certificados pelo Inmetro e priorizar o uso dos EPIs (equipamento de proteção individual), fundamentais para garantir uma maior segurança na obra, evitando assim, “gambiarras” ou improvisos.

A Equatorial Maranhão recomenta ainda que, em caso de acidente, ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193, para que a vítima receba os devidos cuidados. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso isolar o local e acionar a distribuidora pela Central 116 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário