terça-feira, 24 de novembro de 2020

Movimentos sociais e feministas promovem dia de luta contra a violência às mulheres nesta quarta-feira, (25)


Nesta quarta-feira, (25), mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e demais movimentos populares realizam o Ato de Base Popular em alusão ao Dia Latino-americano e Caribenho de Luta contra a Violência às mulheres. O evento, que este ano trabalha o lema das Campanhas da Jornada MST, "Cultivar Afetos, derrotar a Violência", da Marcha "A violência não é o mundo que a gente quer" e da Rama "Com violência doméstica não há agroecologia", será às 17h, na Praça Deodoro e tem como proposta promover o debate, reflexão e luta contra o machismo e toda forma de violência sofrida por mulheres e meninas.

Durante o ato será apresentada a performance Las Mariposas Resistem, do Núcleo Artístico Feminista (NAFEM), dirigida pela artivista Dayana Roberta e apresentada pela artista negra, Nafis Bezerra, produtora Cultural, conselheira municipal de Cultura de São Luís, que faz parte da Marcha Mundial das Mulheres e denuncia a invisibilidade da situação de violência nas Ruas.

A performance representa o sacrifício de Las Mariposas - caso do brutal assassinato das ativistas políticas em 25 de novembro de 1960, as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), durante ditadura da República Dominicana no regime autoritário de Rafael Leônidas Trujilo (1930-1961). Este fato marcou a Luta Internacional de enfrentamento à Violência contra as mulheres, data proposta pelo movimento feminista, em 1981, durante o primeiro Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em Bogotá, Colômbia.

A mobilização deste dia 25, acontecerá também nos municípios de: Pedreiras com a Liga das Mulheres Pedreirenses, MMM, Quebradeiras de Coco Babaçu; Itapecuru, Imperatriz, Açailândia: com as mulheres do MST, trabalhadoras rurais, entre outros movimentos sociais.

Participam do ATO coletivo

As mulheres de luta do movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu - MIQCB, a FETAEMA, a Rama, ACESA, o Fórum Maranhense de Mulheres, A Rede de Mulheres Negras do Maranhão (Remnegra), UNEGRO, Maputo, a Comunidade Quiribal de Cajapió, a União Por Moradia Popular, o Núcleo Artístico Feminista (NAFEM), o Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, o Sindomésticas, o GUME, as Mulheres Unidas de Argola e Tambor, as mulheres do PT, Associação Agroecológica Tijupá, Coletivo Nós, Coletivo de Mulheres Rosas Vermelhas, entre outros movimentos.

AVISO DE PAUTA

O QUÊ? Ato Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres - 25 de novembro é o Dia Latino-americano e Caribenho de Luta contra a Violência às mulheres. Las Mariposas resistem!

QUANDO?

Quarta-feira, 25 de novembro, às 17h

ONDE?

Praça Deodoro - Próximo ao sinal do Banco do Brasil

Concentração: Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis

Contatos da Organização:

Dayana Roberta (98713-8542) - Marcha Mundial das Mulheres - MMM/MA

Kátia Gomes (99105-1658) Movimento Sem Terra - MST/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário