quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

ARTE TERAPIA E AMBIENTE HUMANIZADO AJUDAM NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTE NO HSLZ

Marcos Dominici exibe uma de suas obras que retrata a Grande Sala da UTI do HSLZ, na qual ele ficou internado e muito bem impressionado com o atendimento de alta qualidade e humanização.
Um final de semana em família se tornou um verdadeiro pesadelo para o diretor teatral e professor de arte e escolas da rede estadual e privada de ensino de São Luís Marcos Dominici. Ele estava visitando a cidade de Morros no feriado do último dia 08 de setembro quando aconteceu um acidente bobo e que quase ceifou a vida dele depois.
“Fui estacionar meu veículo junto a outros carros em uma área com rio e banho. Ao sair do carro, não prestei atenção ao terreno e quando pisei o solo da estrada de piçarra cedeu, me desequilibrei e cai em uma pequena ribanceira. Na queda torci meu pé e fraturei a fíbula e desloquei os ossos do tornozelo. Mas o pior é que só fui perceber a gravidade dessa torção dez dias depois”, conta o professor.

Rachel Damasceno, Coord. da UTI com o Diretor do HSLZ Plínio Tuzzolo recebendo de presente o desenho que retrata a UTI do hospital, criado pelo paciente e artista Marcos Dominici durante sua internação no Hospital dos Servidores. Quando percebeu o problema Marcos buscou atendimento médico e em outubro desse ano precisou fazer uma cirurgia na perna em função do agravamento do caso. Nesse procedimento ele teve atendimento em um hospital da rede privada da cidade pois não lembrou que, como servidor estadual, teria direito ao atendimento no HSLZ / Hospital São Luís, que é voltado ao atendimento exclusivo aos servidores contribuintes do FUNBEN / Fundo de Benefício de Servidores do Estado do Maranhão, e está localizado na Cidade Operária; sob a gestão do Grupo Mercúrio.

Mas o caso ainda ficaria mais grave quando em novembro, como consequência da cirurgia e por estar com certo tempo sem a devida movimentação da perna ele sofreu uma trombose e embolia pulmonar; o que por muito pouco não causou também um infarto fulminante.

Dessa vez, às pressas, Marcos foi internado no HSLZ e foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde ficou por quatro dias até ter o quadro clinicamente estabilizado e fora de risco. Apesar da gravidade do quadro ele permaneceu o tempo todo acordado e consciente, e isso tende a aumentar o stress que um paciente vem a sofrer em ambientes como uma UTI.

Mas Marcos Dominici se beneficiou do atendimento humanizado do HSLZ e ao conversar com médicos e enfermeiros ele pediu e foi atendido com papel e caneta, para passar o tempo desenhando já que possui essa habilidade, a qual ele usa para profissionalmente montar cenários:

“Essa foi a forma que encontrei para relaxar um pouco e não ficar parado sem fazer nada. Um ambiente fechado como é uma UTI sempre é estressante. Mas ao me ocupar fazendo algo que gosto, isso ajudou a passar o tempo e me aliviou”, relata Marcos.

Entre outros temas Marcos exercitou seu poder de observação para desenhar também as paisagens que tinha à vista: A Grande Sala da UTI, onde ficam concentrados os leitos de pacientes e as bancadas de trabalho dos médicos e enfermeiros além dos equipamentos de suporte das UTIS 01 e 02 do HSLZ.

Ao receber alta para casa o paciente surpreendeu o staff e a Diretoria do HSLZ ao dar de presente esses desenhos que, pela riqueza dos detalhes, são verdadeiras obras de arte. O presente foi acompanhado de muitos elogios ao alto nível de atendimento e atenção que Marcos disse ter recebido durante todo o tratamento no hospital.

“Esse foi meu primeiro contato com o HSLZ e fiquei muito bem impressionado com o atendimento humanizado de todos os médicos e enfermeiros, Dir. de Enfermagem e à Coord. da UTI. Eles não apenas salvaram a minha vida mas conseguiram tornar meu tempo na UTI uma experiência mais leve”, relatou Marcos Dominici.

O Diretor do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo recebeu das mãos do paciente o presente na forma de desenho, que será emoldurado e exibido com carinho na sede do hospital:

“Essa é a nossa maior recompensa, salvar vidas. Completamos em novembro nove anos e esse foi o melhor presente que poderíamos receber. Desde 2011 quando foi inaugurado, a Missão do HSLZ é dar respostas de excelência máxima a cada paciente que busca os serviços médicos dessa instituição. E não por acaso, a aprovação dos servidores e seus familiares tem sido crescente. E ao longo desses anos o Hospital São Luís teve um crescimento exponencial de serviços e estrutura. Prestamos atendimentos em pronto socorro; internações clínicas e cirúrgicas além da UTI e Unidade de Internação. E o volume é enorme de atendimentos mensais: São cerca de 19 mil consultas ambulatoriais realizadas, e em média 125 mil exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, por exemplo. Mas para cada paciente que aqui entra nosso foco é o mesmo, prestar o serviço mais eficiente e mais humanizado possível. E isso se deve à dedicação máxima de uma ampla multidisciplinar da qual temos muito orgulho”, declarou o Diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário