quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Cézar Bombeiro entregou na Câmara Municipal 04 títulos de cidadão e uma placa de homenagem


O vereador Cézar Bombeiro presidiu ontem (22), sessão solene por sua iniciativa para homenagear importantes autoridades que pelos relevantes serviços à cidade de São Luís se tornaram merecedoras do título de Cidadão de São Luís. Na mesma solenidade, o parlamento municipal homenageou um oficial superior da Polícia Militar do Maranhão.

Decorrente da pandemia, o legislativo municipal restringiu as sessões solenes e agora no final do ano, a direção do parlamento municipal pediu aos vereadores que reunissem os seus homenageados em apenas uma sessão, com a preocupação de evitar aglomerações.

Por decisão do vereador e aprovação pelo plenário da Câmara Municipal, as seguintes autoridades, que passaram a ser Cidadãos Ludovicenses: Tenente –Coronel Sérgio Henrique Rendeiro, Comandante do 24º Batalhão de Infantaria e Selva, sediado em São Luís; o delegado de carreira da Policia Civil, Walter Wanderley Silva Ferreira; o empresário do ramo de restaurante e hotelaria José Airton Santana e o militar reformado e gestor público Joab Jeremias Pereira de Castro. Também foi destacado o coronel PM Ivaldo Alves Barbosa, homenageado com uma placa pelos importantes serviços prestados à população de São Luís, como comandante de unidades militares e a sua dedicação em defesa de direitos, da ordem e da segurança em favor da população de São Luís, inclusive em ações de elevados riscos, em que o seu compromisso foi mais forte e saiu vitorioso em todas elas em favor das comunidades da capital.

O dever do reconhecimento público

O vereador Cézar Bombeiro ao iniciar a sessão, procurou com bastante objetividade explicar as razões das suas homenagens. O legislador tem o dever de ser também uma espécie de termômetro dentro do contexto social da cidade e ver quais as instituições e os gestores que têm compromisso com os interesses coletivos, daí é que procura homenagear as que se destacam e incentivar para que outras também sigam caminhos promissores, disse o vereador ao abrir a sessão. Além dos homenageados que integraram a mesa de direção dos trabalhos, contou com as participações dos seguintes vereadores: Marcial Lima (secretário da sessão), Astro de Ogum, Sá Marques e Ivaldo Rodrigues e do presidente da Fiema, Edilson Baldez e Pedro Rocha, da Associação Comercial do Maranhão.

O primeiro homenageado foi o coronel PM Ivaldo Alves, hoje prematuramente na reserva e que deixou para a história da Polícia Militar do Maranhão, os seus exemplos de luta e garra em defesa dos direitos, da ordem e da segurança pública. Ao agradecer o reconhecimento público, disse que a placa não é apenas deles, mas da Polícia Militar do Maranhão e de todos os militares que estiveram com ele nas ações, em que todas elas foram vencidas e maioria sem conflitos, por questão de preparo da tropa e o compromisso de sempre fazer o melhor em favor da população, afirmou o coronel Ivaldo Barbosa.

O segundo homenageado foi o tenente-coronel Sérgio Henrique Airton Rendeiro, Comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva. Natural da cidade de Belém do Pará, ele se sentiu honrado e com a responsabilidade bem maior e disse que a homenagem não era apenas à pessoa dele, mas de todos os militares da corporação de São Luís e deixou bem evidente que agora o 24º BIS passará também a ser comandado por um ludovicense.

O terceiro homenageado foi o delegado de carreira da Polícia Civil, Walter Wanderley, um policial detentor de estratégias importantes para enfrentar a violência e a bandidagem, sempre buscando parcerias com as comunidades do seu distrito policial. O número do seu telefone celular é público e as comunidades confiam nele. Como não compareceu, pediu ao vereador Marcial Lima, representa-lo.

O quarto homenageado foi o empresário do ramo de restaurante e hotelaria, radicado em São Luís há mais 40 anos, chegando aqui como bancário e depois decidiu se instalar em nossa capital como empresário da área de restaurante e mais tarde ampliou os seus negócios para a hotelaria e finalmente se fixou e hoje é um os incentivadores e sempre consultado por empreendedores que procuram investir em São Luís.

O quinto homenageado foi o militar reformado e gestor público Joab Jeremias Pereira de Castro pessoa com grande experiência administrativa e política com passagens por várias instituições e ações nos movimentos sociais. É do bairro da Liberdade e com Cézar Bombeiro aturam em partidos políticos e daí veio a identificação que os une até os dias atuais. Joab de Castro é do munícipio de Balsas e agora é cidadão de São Luís. Durante a sua manifestação de agradecimento, registrou tributo ao coronel PM Carlos Augusto Castro Lopes, já falecido, que era irmão de Cézar Bombeiro, de quem também se tornou amigo, de quem foi comando na Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário