sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Academia: Ludovicense de Letras vai ter Nova Sede no Palácio Cristo Rei


O Palácio Cristo Rei vai ser a sede da Academia Ludovicense de Letras.
O Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, autorizou que a Academia Ludovicense de Letras passe a ocupar uma sala do histórico Palácio Cristo Rei, de propriedade da UFMA, localizado na Praça Gonçalves Dias, n. 351, Centro, CEP 65020-240, São Luís – Maranhão.

O ato se deu mediante convênio assinado pelo Magnífico Reitor e pelo Presidente da ALL, escritor e advogado Daniel Blume.

O ato se deu mediante convênio assinado pelo Magnífico Reitor e pelo Presidente da ALL, escritor e advogado Daniel Blume.

O termo tem por objeto estabelecer a mútua cooperação entre a UFMA e a ALL, visando a promoção de exposições do aparato histórico da Universidade Federal do Maranhão, além de fomentar a difusão de informações culturais e literárias. Compete à Academia Ludovicense de Letras: colaborar com a manutenção do prédio – Palácio Cristo Rei, bem como com a Fundação UFMA, além de difundir a história da Universidade, de São Luís e do Maranhão; fomentar a difusão, na Universidade e nas escolas, de informações culturais e literárias, especialmente quando das visitas ao Palácio Cristo Rei; e ratificar o desenvolvimento e a difusão da cultura e da literatura ludovicense, bem como a defesa das suas tradições literárias.

O Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, autorizou que a Academia Ludovicense de Letras passe a ocupar uma sala do histórico Palácio Cristo Rei.

Tombado pelo Iphan, o Palácio Cristo Rei é um sobrado de três pavimentos construído em 1838 pelo arquiteto Manoel José Pulgão. Teve como primeiros donos o comendador José Joaquim Teixeira Vieira Belfort e sua esposa. Foi sede de diversas instituições de ensino ao longo dos anos. Comprado pela Universidade Federal do Maranhão na década 70, passou a abrigar a sede da reitoria. Em outubro de 1991, o prédio quase foi destruído por um incêndio, tendo sido restaurado, e passando a receber um memorial para resgatar e preservar a história, as relíquias e os tesouros patrimoniais e arquitetônicos da UFMA e de São Luís. Em 2021, passa a sediar a Academia Ludovicense de Letras.

Estrutura do Palácio Cristo Rei: O prédio continua com todas as atividades normais em relação a UFMA: Funcionam Biblioteca, Memorial dos Reitores, museu, sala de exposição das obras de Gonçalves Dias (a fase de construção em parceria com o Governo do Estado) e a sala dos Colegiados e gabinete oficial da Reitoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário