quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Mais de oito mil pessoas participaram de atividades socioambientais no Maranhão em 2020

 

Entre as ações promovidas, o Peixão, instalado em Imperatriz, foi um dos destaques

Sustentabilidade, biodiversidade, queimadas, prevenção à dengue foram algumas das temáticas abordadas nas 155 atividades realizadas, no ano passado, no Maranhão, pelo programa Atitude Ambiental, promovido pela VLI, companhia responsável pela circulação de trens entre o estado e o Tocantins e pela operação do Terminal Portuário São Luís. As ações, promovidas com o objetivo de conscientizar profissionais da empresa, terceiros e comunidades localizadas nas regiões onde a VLI atua, contaram com mais de oito mil participantes. Prefeituras, secretarias e escolas foram parceiras importantes nessa agenda.

A segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, teve atividades nos bairros Itamar Guará e Vila Davi II. A população foi orientada sobre como evitar e como agir em caso de queimadas, quais as melhores práticas para o acondicionamento de resíduos e ainda como evitar a proliferação da dengue. Professores participaram de encontros virtuais sobre como abordar o desenvolvimento sustentável junto aos alunos.

"Todas as práticas foram elaboradas com o intuito de promover a sustentabilidade, estimular a cidadania e a coletividade. Acreditamos que os participantes podem replicar o conhecimento, as descobertas entre amigos e familiares. Assim, criamos uma corrente do bem, que incentiva o cuidado com a saúde e o zelo com o meio ambiente, entre outros aspectos", pontua Maria Clara Fernandes, gerente de Sustentabilidade da VLI.

Entre as ações promovidas em parceria com a Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), o Peixão foi um dos destaques. O coletor gigante de materiais recicláveis, em formato de peixe, com capacidade de comportar 250 quilos de papelão e até mil garrafas plásticas fez parte da paisagem da Praia do Cacau de agosto a setembro do ano passado. Além de chamar atenção pelo tamanho, cores e formato, inspirado nos peixes de água doce, ele incentivou o descarte adequado de resíduos, uma das diretrizes do programa.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário