quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Gratidão e nostalgia marcam encerramento das Residências no HU-UFMA


Um total de 119 profissionais especializados foram entregues à sociedade maranhense
Nesta quinta-feira, 25, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), findou mais um ciclo. Um total de 119 profissionais concluíram as Residências Médica, Multiprofissional em Saúde e Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo Facial. A solenidade aconteceu na modalidade on-line, pela plataforma Teams, e contou com a presença dos coordenadores dos programas, os gerentes e a superintendente do hospital.

O HU-UFMA se configura como a maior estrutura formadora de recursos humanos para a rede de Saúde do Maranhão, tendo as Residências como eixos que sustentam o desenvolvimento da qualidade assistencial. Portanto, os sentimentos de gratidão e nostalgia estavam aflorados na sala virtual, tanto dos novos especialistas como também de seus preceptores e mestres.

A coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde do HU-UFMA, Maria do Socorro Alves Cardoso da Silva, reforçou a qualidade profissional dos recém-especialistas. “Esse momento é de grande satisfação para todos nós, pois sabemos do nível dos profissionais que estamos colocando no mercado de trabalho. Devemos celebrar esse processo, pois apesar do ano desafiador que tivemos, vocês conseguiram concluir com grande maestria. Que as lembranças e recordações do que vivemos aqui, lhe tragam forças para continuar seguindo esse caminho de sucesso”.

José Guará, coordenador da Residência Médica do HU-UFMA, destacou o que motiva os profissionais a participarem do processo de Residência no HU. “As pessoas procuram o hospital por diversos fatores, mas sobretudo pela qualidade e excelência em nossos serviços e pela forma com que valorizamos o ensino, a assistência e a pesquisa. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para que esse momento pudesse acontecer, em especial aos preceptores, staffs e todos os membros da Administração do hospital. Aos residentes peço que não se sintam sozinhos nessa nova fase, sintam-se abraçados por nós, o HU-UFMA sempre será a casa de vocês”.

A gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal, ressaltou a importância de respeitar o ser humano para assistir com qualidade. “Estamos entregando à sociedade 119 profissionais em 11 categorias. Cabe a vocês a missão de ter como objeto de trabalho o ser humano, respeitando suas limitações e sendo bons ouvintes em prol de uma assistência qualificada. Tenham certeza de que fizemos de tudo para que esse processo resultasse em uma experiência proveitosa. Sintam-se honrados em levar o nome da instituição, pois somos referência para todo o estado”.

Anna Lívia Serejo da Silva, oradora e residente, agradeceu o momento e por todo ensinamento que lhe foi dado durante a residência. “Agradeço a oportunidade de representar meus colegas no final dessa jornada. É um momento de mistura de sentimentos, alegria por mais uma conquista e início de uma nova fase e tristeza pelo fim de um período que foi rico de aprendizado, sob uma supervisão solidária e competente que nos fez refletir sobre nosso compromisso. Aqui ganhamos mais um ninho para nos acolher e ter tempo antes de alcançarmos nossa independência”.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, esse momento é engrandecedor de forma pessoal e coletiva. “Às vezes em momentos difíceis duvidamos que não podemos alcançar uma grande conquista, mas vocês são prova de que podemos realizar nossos sonhos apesar das adversidades que nos cercam. É conquista particular para cada um dos concludentes, e coletiva para nosso hospital e todo o Brasil. Gostaríamos que levassem o que temos de melhor, não apenas a parte técnica, pois somos uma instituição ética, respeitosa e que procura dar à sociedade do ponto de vista do ensino e da assistência aquilo que ela tem de melhor. Agora para além do diploma, vocês carregam o selo do HU”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário