sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Mutirão de limpeza no Lago da Barragem do Bacanga acontece neste sábado


No próximo sábado, 20, um movimento capitaneada pela UFMA, em parceria com instituições públicas e entidades da sociedade civil organizada, fará um mutirão de limpeza, a partir das 9h, na área do Lago da Barragem do Bacanga para marcar o lançamento do projeto Lagoa Nova. A atividade será desenvolvida com a recomendação expressa aos voluntários do uso obrigatório de máscara e o respeito às medidas de higiene e segurança sanitária.

O mutirão terá o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Comitê Gestor da Limpeza Urbana, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Batalhão da Polícia Ambiental, Instituto Ecomuseu do Sítio do Físico e da Câmara Municipal, representada pelo Vereador Álvaro Pires.

Segundo o arqueólogo Arkley Bandeira, assessor-chefe da Assessoria de Representação Institucional da UFMA, o projeto tem por objetivo planejar, elaborar e implantar ações de sustentabilidade socioambiental e cultural ao longo do Rio Bacanga. "A universidade dará o suporte técnico com a missão de implementar projetos de melhorias contínuas e boas práticas ambientais e sociais para desenvolver a cultura, lazer, o esporte, o turismo, a pesquisa científica e a economia criativa local", explica.

Para alcançar estas metas, serão mobilizados entidades públicas e privadas e a comunidade universitária, envolvendo estudantes e pesquisadores nas áreas de oceanografia, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de pesca e turismo da instituição.

O projeto Lagoa Nova terá como foco a proteção ambiental, a infraestrutura e o urbanismo na região. Entre as ações planejadas estão identificar os pontos de poluição e desmatamentos ao redor do rio, incentivar o lazer, esporte, turismo e ações comunitárias na região, intensificar as fiscalizações junto ao poder público e a comunidade, e monitorar a qualidade da água do rio.

Fonte para entrevistas

Prof. Arkley Bandeira e Prof. Wener Santos - coordenadores do Projeto

SERVIÇOS:

O quê? Mutirão de limpeza no Lago da Barragem do Bacanga
Quando? 20 de fevereiro de 2021
Onde? Área do Lago da Barragem do Bacanga
Horário? 9 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário