terça-feira, 9 de março de 2021

Gestores municipais avançam com aplicação de vacinas contra coronavírus no Maranhão



No Maranhão, 192 dos 217 municípios ultrapassaram o percentual de 60% de aplicação da vacina contra o novo coronavírus distribuída pelo governo do Estado.

Apenas 25 municípios estão com índice abaixo do percentual citado na semana passada pelo governador Flávio Dino como marco para credenciamento à recepção de novas doses.Nesta segunda-feira, 8, o governador elogiou o empenho dos gestores municipais em aplicar as vacinas recebidas.

“Nós tivemos um avanço grande na aplicação de vacinas e na atualização do sistema de formação do programa nacional de imunização do Ministério da Saúde. Enalteço esse esforço das gestões municipais e vamos continuar trabalhando juntos para que a vacinação avance”, reconheceu o governador.

Em recomendação dirigida aos prefeitos do Maranhão, a Federação dos municípios solicitou aos prefeitos a atualização do sistema ao mesmo tempo em que ratificou a necessidade de medidas mais rígidas para conter a propagação da Covid-19 no estado.

O Maranhão, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde, inicia a semana apresentando o índice de vacinação superior a 70%. O estado recebeu até o momento, desde o início da distribuição de vacinas em 18 de janeiro de 2021, 360. 459 doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford.

Foram aplicadas 255.318 doses, sendo que o percentual mais elevado é da primeira dose da Coronavac que alcançou 85,31% de cobertura. Os municípios de Itinga do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes e Afonso Cunha já aplicaram todas as vacinas recebidas.

Na outra ponta, com percentuais abaixo de 40% de doses aplicadas estão Amarante do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras e Araioses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário