segunda-feira, 8 de março de 2021

HU-UFMA realiza sensibilização pelo Dia Mundial do Rim


Campanha mundial alerta para a importância da saúde dos rins
Neste ano, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por meio da Unidade do Rim e do Centro de Prevenção de Doenças Renais (CPDR) chamará a atenção da sociedade, pelo Dia Mundial do Rim, de forma diferente devido a pandemia. Com o tema “Vivendo bem com a doença renal”, a campanha acontecerá durante toda a semana de 08 a 14/03, com ações nas redes sociais.

O objetivo é conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana. Embora medidas eficazes de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal – incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais – devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos. A inclusão dos pacientes com DRC na vida cotidiana é o foco principal desta campanha, tendo como objetivo final, o de viver bem com a doença renal.

O Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira de março, que neste ano cairá no dia 11, com ações de prevenção em todo o mundo. No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A data tem o objetivo de alertar a população mundial sobre os cuidados que devemos ter com os rins.

A data reforça a importância da saúde renal e conscientiza sobre a prevenção da doença renal crônica, enfermidade que causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade, segundo dados da International Society of Nephrology (ISN).

Segundo dados da International Society of Nephrology (ISN), a Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema mundial de saúde pública com desfechos adversos de insuficiência renal e morte prematura. Estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo têm doença renal. A Doença Renal Crônica (DRC) é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida. A melhor maneira de combater esse mal é a prevenção, fator que torna a conscientização e o esclarecimento a maior arma de enfrentamento ao problema. A boa notícia é a DRC pode ser prevenida, sendo importante conhecer os fatores de risco e manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais e praticar exercícios.

Dicas de ouro

Um bom início para a prevenção da Doença Renal Crônica:

1. Mantenha-se em forma.

2. Pratique atividade física regularmente.

3. Mantenha sua alimentação saudável.

4. Evite o sobrepeso.

5. Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.

6. Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.

7. Monitore sua pressão arterial.

8. Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.

9. Não fume.

10. Evite bebidas alcoólicas.

11. Não tome remédios sem orientação médica

Com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário