sexta-feira, 19 de março de 2021

Incentivo à reciclagem por meio do projeto E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão existe desde 2011


Incentivar a destinação correta dos resíduos sólidos e proporcionar sustentabilidade é o grande objetivo do projeto de reciclagem da Equatorial Maranhão, que já existe há quase 10 anos. Por meio dele, muitos benefícios já foram alcançados desde o seu lançamento em 2011, quando se chamava Ecocemar. O projeto compõe a plataforma de sustentabilidade da distribuidora, e passou a ser chamado de E+ Reciclagem desde o final de 2019.

Além de dar a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis e evitar que mais lixo seja descartado no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na conta de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável. O desconto pode ser aplicado na conta do cliente residencial ou pode ser doado a uma instituição filantrópica. Hoje, a Equatorial Maranhão conta com 14 postos de coleta fixos do E+ Reciclagem espalhados pelo Maranhão nas seguintes localidades: 9 em São Luís, 3 em Imperatriz, 1 em Caxias e 1 em Timon.

Os postos estão abertos de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h. Em São Luís, a troca dos materiais recicláveis pode ser feita no postos abaixo:

- Posto Centro Elétrico: Av. Guajajaras, 416, Tirirical.

- Posto do Mateus Cohab: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 - Cohab

- Posto Lagoa da Jansen: Rua dos Gaviões, s/nº - Ponta D'Areia.

- Posto Sede da Equatorial Maranhão: Alameda A, quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha - Altos do Calhau (Na rua do Colégio Upaon Açu).

- Posto UEMA (não gera bônus na conta de energia)

- Posto Vila Embratel: Rua 08, nº 12; Próximo a Delegacia do Bairro da Vila Embratel e ao lado da Escola Henrique de La Roque.

- Posto Anil: Sede da empresa RIPEL - Rua Adelman Correia, 200 Anil (antiga Lavamatic).

- Posto Areinha (TRT): Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001 (Tribunal Regional do Trabalho)

- Posto São Raimundo: Rua dos Icos, lote 11, nº 13, Pontal da Ilha

Para saber a lista completa com endereços e horários de funcionamento dos postos, basta acessar: https://ma.equatorialenergia.com.br/informacoes-gerais/responsabilidade-social/plataforma-emais/e-reciclagem/

Nova parceria com o Supermercado Assaí Atacadista

Foi inaugurado dentro dos supermercados Assaí Atacadista de São Luís, dois novos pontos de coleta de resíduos recicláveis do projeto E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão. As estações foram instaladas dentro dos estacionamentos das lojas do Assaí na Avenida São Luís Rei de França, bairro Turu e Avenida Guajajaras, bairro São Bernardo. Ambos os postos funcionam todos os sábados, das 8h às 12h.

Parceria com a empresa Localiza

Há uma parceria entre a empresa de aluguel de carros LOCALIZA e a Equatorial Maranhão por meio dos postos E+ Reciclagem, onde todo o resíduo arrecadado é destinado a uma instituição filantrópica.

Parceria com o Banco de Leite Humano da maternidade Marly Sarney

Uma parceria entre o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marly Sarney e a Equatorial Maranhão por meio dos postos E+ Reciclagem, está arrecadando frascos de vidro para potencializar a doação do leite materno, alimento precioso que pode salvar vidas de crianças prematuras.

Dados do Governo Federal informam que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para isso, é preciso estar saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. Porém, para que essa doação seja viabilizada, é preciso que o leite seja coletado corretamente e armazenado em frascos de vidro com tampa de plástico.

Para fazer a doação desses frascos de vidro com tampa de plástico (não são aceitos os que possuem tampas de metal) o cliente deve levar até um dos postos do E+ Reciclagem nos endereços abaixo, de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h, aos sábados das 8h às 12h.

- Posto E+ Reciclagem do Centro Elétrico: Av. Guajajaras, 416, Tirirical.

- Posto E+ Reciclagem do Mateus Cohab: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 - Cohab

- Posto E+ Reciclagem Lagoa da Jansen: Rua dos Gaviões, s/nº - Ponta D'Areia.

- Posto E+ Reciclagem Sede da Equatorial Maranhão: Alameda A, quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha - Altos do Calhau (Na rua do Colégio Upaon Açu).

Todos os frascos passarão pelo processo de higienização e esterilização conforme os padrões exigidos para o adequado armazenamento do leite doado. Vale ressaltar que para esta campanha específica não há bônus na conta de energia, pois todos os frascos recebidos serão doados para o Banco de Leite Humano. A Campanha de arrecadação vai até setembro deste ano, então a cada mês separe os frascos, arrecade com os vizinhos e contribua para essa corrente do bem.

Projeto piloto parceria com alguns condomínios residenciais

Neste ano de 2021, um projeto piloto tem se iniciado em São Luís com a parceria entre o projeto E+ Reciclagem e alguns condomínios residenciais de São Luís, com o intuito de incentivar os moradores nesta cultura da reciclagem. O projeto consiste na separação dos resíduos por tipo, nos condomínios, onde o projeto passa na localidade para levar os resíduos e converter em bônus na conta do condomínio. O projeto está sendo desenvolvido em três condomínios de São Luís: Portal da Lagoa, Village dos Pássaros 2 (S. José de Ribamar) e Reserva da Lagoa.

E+ Reciclagem de mãos dadas com o meio ambiente

As pessoas que decidiram aderir à coleta seletiva por meio do E+ Reciclagem são as principais responsáveis pela contribuição à sustentabilidade das nossas cidades. Já são mais de 190 mil clientes cadastrados em quase 10 anos de existência do projeto. Essas pessoas reciclaram mais de 28 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha.

Os resíduos se converteram em descontos na conta de energia de muitas casas e instituições sem fins lucrativos, somando quase um milhão e meio (R$1.487.792,48) de reais em descontos em contas de energia. A exemplo da Fundação Antônio Jorge Dino, em São Luís, que já recebeu mais de 11 mil reais de desconto na conta de energia, ao longo desses anos.

Mais de 19 mil toneladas de papel foram recicladas, isso equivale a 786.556 árvores que deixaram de ser cortadas e proporcionou a economia de 629.245 metros cúbicos de água. E as mais de 6 mil toneladas de plástico recicladas ajudaram a economizar 34.934 Megawatt hora de energia elétrica.

Enfrentamento da Covid-19

Por conta da pandemia de coronavírus, os postos de reciclagem estiveram fechados durante alguns meses de 2020, até que se pudesse readaptar à situação aos protocolos e viabiliza o funcionamento de forma que não representasse risco para as pessoas. Hoje, os postos estão funcionando seguindo às regras sanitárias conforme orientações dos órgãos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário