terça-feira, 16 de março de 2021

Prefeitura de Bequimão anuncia realização de Mutirão de Testes para a Covid-19 em parceria com Secretaria Estadual da Saúde


Expectativa é que a organização do Mutirão divulgue, já nos próximos dias, informações como o público-alvo, datas e a quantidade de testes oferecida à população do município.
A Prefeitura de Bequimão, em parceria com o Governo do Maranhão, através da Secretaria Estadual de Saúde, vai realizar um Mutirão de Testagem para a Covid-19 no município. O aumento na oferta de testes para o diagnóstico da doença foi assunto de uma reunião entre o prefeito João Martins e o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Tavares, que se comprometeu em ajudar o município. O encontro já gerou resultados e a ação vai ser realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e pela Regional de Saúde de Pinheiro.

“A testagem do maior número de pessoas possível é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde, para conter a pandemia do coronavírus. A nossa gestão está cada vez mais empenhada em buscar parcerias que possam nos ajudar a impedir a propagação do vírus e achatar a curva de contaminação no nosso município, por isso acreditamos que a testagem de um número amplo de pessoas irá nos ajudar neste objetivo”, destacou João Martins.

O prefeito de Bequimão reitera que o repasse de doses da vacina contra a Covid-19, realizado pelo Governo Federal, a Estados e municípios ainda é muito baixo e acredita que a oferta de novos testes, combinada ao isolamento social, é uma alternativa para prevenir e ajudar a combater o coronavírus em Bequimão.

“Infelizmente, a disponibilidade de imunizantes contra a Covid-19 nos estados e municípios ainda é muito pequena, o que impede a vacinação em massa da nossa população, neste momento. Nós temos esperança e acreditamos que a realização desse mutirão de testes, combinado ao isolamento social, vai surtir um efeito significativo no controle de casos da Covid-19 em Bequimão. Quero lembrar a todos os bequimãoenses que esse é mais um entre os muitos esforços que estamos fazendo para impedir o avanço do coronavírus no nosso município. É necessário que a nossa população entenda a gravidade da situação que estamos vivendo e também faça sua parte, cumprindo todas as recomendações sanitárias que vêm sendo amplamente divulgadas desde o aparecimento do primeiro caso da doença em Bequimão”, enfatizou João Martins.

A expectativa é que a organização do Mutirão de Testagem divulgue, já nos próximos dias, informações como o público-alvo, datas e a quantidade de testes oferecida à população do município. “O nosso objetivo é unir as forças para quebrar de fato essa cadeia de transmissão que está acontecendo em Bequimão e assim a gente começar a vencer a pandemia”, completou Janderson Gusmão, gestor regional de saúde em Pinheiro, responsável por atender Bequimão.

Imunização

Até o momento, o município de Bequimão já imunizou 861 pessoas contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 336 pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac e aguardam a segunda dose. Outras 235 concluíram o ciclo de imunização, recebendo as duas doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan. Isso corresponde a 78% das doses recebidas até o momento.

Também já foram utilizadas todas as doses da vacina AstraZeneca/Oxford enviadas a Bequimão (100% das doses aplicadas). O município recebeu 290 doses desse imunizante.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o município recebeu 1.022 doses, sendo 732 da Coronavac e 290 da AstraZeneca. A definição da quantidade e dos grupos prioritários é feita pelo Governo do Estado, ao realizar a distribuição aos municípios maranhenses.

A vacinação está acontecendo de segunda a sexta, no Salão Paroquial Padre Paulo Fortin, no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Para atendimento domiciliar de pessoas acamadas ou sem condições de mobilidade, é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo número (98) 98354-3216.

Nenhum comentário:

Postar um comentário