terça-feira, 23 de março de 2021

Prefeitura de Bequimão realiza Mutirão de Testagem para Covid-19 e casos confirmados sobem no município


Mais de 90 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença. Município testou 348 em dois dias.

Noventa e três pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 durante o Mutirão de Testes, realizado entre os dias 18 e 19 de março, em Bequimão. Destas, 45 estão com o vírus ativo, neste momento. Ao todo, o município testou 348 pessoas.
A ação promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Regional de Saúde de Pinheiro, aconteceu na Escola Estado de Minas Gerais e seguiu todas as recomendações sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus.

No local, pessoas definidas como parte do público prioritário passaram por uma triagem antes de serem submetidas ao procedimento. Foram priorizados pelo mutirão pacientes notificados pelas equipes de saúde, sintomáticos respiratórios e aqueles com mais de sete dias de sinais e sintomas.
Além da comprovação das informações para participar da testagem, profissionais da Semus verificaram o uso de máscara, aferiram temperatura, distribuíram álcool em gel e repassaram orientações sobre a importância do distanciamento.

De acordo com o gestor da Regional de Saúde de Pinheiro, Janderson Gusmão, a testagem é uma ação estratégica, que conta com o apoio da Força Estadual de Saúde, para diagnosticar novos casos de pacientes acometidos pelo coronavírus.
"É importante que a gente faça esse trabalho, para que a gente consiga ter a noção da realidade do município e [possa] tentar achatar essa curva de contaminação. Para reforçar essa ação, a Regional conta com a equipe da Força Estadual de Saúde, composta por profissionais como médicos e enfermeiros”, destacou o gestor regional de saúde.

Ao passo que os resultados dos testes eram fornecidos pelas equipes de saúde, os pacientes diagnosticados com a Covid-19 eram imediatamente orientados a entrar em isolamento domiciliar.
Eles também receberam kits com medicamentos para o tratamento da doença. A assistência farmacêutica é uma das estratégias de enfrentamento à pandemia. Em Bequimão, nunca faltou medicamento aos pacientes acometidos pela Covid-19.

Durante o mutirão, o prefeito João Martins garantiu que a população vai continuar recebendo toda atenção por parte da sua gestão. Equipes de monitoramento volante, Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família (NASF) são responsáveis por esse trabalho no município.
Essa ampla rede de cuidados também tem o suporte do Hospital Lídia Martins, que conta com sete leitos exclusivos para casos de Covid-19. A ampliação da testagem, segundo o prefeito de Bequimão, é mais um desses esforços para proteger a população.

“Estamos trabalhando diariamente para proteger a nossa população, desde a prevenção até o pós Covid-19. O que nós esperamos de cada bequimãoense é consciência e empatia, para que, juntos, possamos superar esse momento difícil”, afirmou João Martins.
Também acompanharam o Mutirão de Testagem o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal); o secretário municipal de Administração e Finanças, Sidney Bouéres; a diretora do Hospital Lídia Martins, vereadora Janny Matos; e os vereadores Vetinho, Vadico Barbosa e Carlinhos de Severaldo, representando a Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário