sexta-feira, 9 de abril de 2021

04 dicas importantes para estudantes que buscam oportunidades de estágio


O Gerente de Gente e Gestão da Equatorial MA, Ytaquirate Soeiro e Kaiane Costa (Ex-Estagiária e hoje Colaborador) dão as orientações e como conquistar uma vaga de estágio.
Especialista traz informações e estratégias para quem deseja entrar no mercado de trabalho

Ingressar no mercado de trabalho é um sonho para a maioria dos estudantes universitários, que enxergam a graduação como o principal meio para conquistar a carreira profissional desejada.

Diante dessa realidade, o estágio pode ser a grande oportunidade para quem busca esse primeiro contato com o mercado, dentro da área escolhida, no anseio de aplicar aquilo que aprendeu ao longo dos anos na batalha como estudante, visando se tornar um profissional de excelência.

Segundo Ytaquirate Soeiro, que atua há mais de 10 anos como gestor de recursos humanos, “O universitário precisa perceber que o principal momento para dar o pontapé inicial na carreira é justamente enquanto ainda é estudante, por meio do estágio. Não se deve esperar terminar o curso. Aproveite e tenha a experiência prática durante o curso, porque assim, você terá oportunidade de confirmar suas expectativas em relação à área de atuação escolhida, ou de repente, poderá até mudar a rota, descobrir algo diferente e conseguir aproveitar essa etapa de estágio para redirecionar a carreira, ” destacou Ytaquirate, que é Gerente de Gente e Gestão na Equatorial Maranhão. Nessa perspectiva, Ytaquirate destaca quatro importantes dicas para quem deseja alcançar o mercado e ter seus primeiros momentos de experiência na área escolhida para construir carreira profissional, por meio do estágio:

Estar matriculado: um item óbvio, mas muito importante de se destacar, pois o estudante precisa estar em dia com sua faculdade, com seu vínculo ativo e matrícula em dia, pois este é o primeiro pré-requisito para quem deseja assumir uma vaga de estágio caso surja uma oportunidade;

Ter interesse em conhecer os ambientes organizacionais: é muito importante que o estudante desperte para conhecer o ambiente empresarial e organizacional para fazer o link com o que se está vendo na universidade e a aplicabilidade na rotina profissional. Isso ajuda até para observar sua principal área de interesse e entender as áreas de atuação. Além disso, é fundamental que o estudante busque conhecer previamente quais os valores organizacionais que norteiam a atuação da empresa e avalie se estes coincidem com seus valores pessoais. Algumas empresas, a exemplo da Equatorial Maranhão, possuem programas que visam dar oportunidades para estudantes conhecerem a empresa de perto. O programa de visitas institucionais, chamado “Portas Abertas”, traz essa oportunidade, onde recebe essas pessoas para mostrar os processos, cultura organizacional e como tudo funciona;

3. Buscar contato com os agentes de integração: As próprias instituições de ensino possuem contato com esses agentes como CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), que facilitam a integração entre o jovem estudante e as empresas e fazem essa mediação sempre que surgem processos seletivos e oportunidades de estágio;

Enquanto estagiário, ter uma postura adequada: “é preciso que este estudante se comporte e se enxergue como um “profissional em treinamento”, pois o estágio é o ponto de partida para essa trajetória que se inicia. Quando o estagiário se enxerga como um profissional responsável, as pessoas que interagem com ele, começam a vê-lo assim também. E essa oportunidade de estar em contato com profissionais e processos, e interagindo com pessoas experientes, abre ótimas oportunidades para que ele possa ser o próximo colaborador daquela empresa, já que a organização funciona como uma grande engrenagem. O estágio é a oportunidade para isso”.
Mesmo em um contexto de pandemia, onde as aulas se tornaram remotas e os estudantes tiveram menos contato com os ambientes de trabalho, seja com visitas ou outras atividades em campo, a Equatorial Maranhão decidiu manter seu programa de estágio e abriu em março as inscrições. Os interessados podem realizar inscrição até dia 14 de abril, através do link: https://equatorialestagio.across.jobs/.

Segundo dados da Equatorial Maranhão, entre os anos de 2019 e 2020, 42% dos estagiários foram contratados como colaboradores da empresa. Nos últimos 15 anos a distribuidora já contratou mais de 800 estagiários, por meio deste programa, e muitos já ocupam cargos de liderança dentro da empresa. Somente neste início de ano, 08 estagiários já foram efetivados como colaboradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário