quinta-feira, 15 de abril de 2021

Cidade Empreendedora vai atingir 51 municípios maranhenses em 2021



O tesoureiro da Famem e prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, participou nesta segunda-feira, 12, do lançamento do programa Cidade Empreendedora do Sebrae em parceria com o governo do Estado. O lançamento no formato digital contou com a participação do governador do estado, Flávio Dino, do presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, do diretor presidente nacional da instituição, Carlos Melle, do diretor regional do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, entre outros convidados.


O Cidade Empreendedora vai atingir neste primeiro momento 51 municípios maranhenses. O programa une gestão pública a ações de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local, simplificando e desburocratizando a formalização e gestão de pequenos negócios. A idéia é possibilitar que essas empresas participem das compras públicas, bem como ter avesso a crédito, entre outras ações empreendedoras.


O governador Flávio Dino ressaltou a ativação da cadeia produtiva e da econômica que o programa representa para o Maranhão neste momento. “Esse projeto representa uma caminhada em direção a um destino comum. Os prefeitos vão gerenciar o programa junto com o governo do estado. A liderança está em nível municipal”, assinalou o governador. De início, no programa serão investidos R$ 5 milhões na economia dos 51 municípios. 


“Esse programa vai trazer dias melhores para a população do nosso estado. Faço um pedido para que seja estendido para mais municípios, se possível para todos os municípios no estado. No Maranhão, o governo do Estado está sempre do nosso lado, de portas abertas para atender as demandas do município”, disse Pessoa.


“O programa parte da realidade de cada município e de suas próprias caraterísticas. Os eixos de atuação partem da identificação de suas vocações locais e assim a elaboração de um plano de desenvolvimento, voltado para a desburocratização de processos de abertura das empresas, impulso das compras públicas para fortalecer os negócios locais, a educação empreendedora. Nesse sentido estamos aptos e a postos para apoiar o Maranhão, na certeza  de que o Sebrae estadual e o Nacional farão de tudo para o contribuir com o sucesso da ação”, complementou o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros.


Para o secretário estadual da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, o programa tem grande relevância. “Os prefeitos são os principais agentes desse trabalho”, destacou o secretário.  Simplício Araújo lembrou o primeiro momento do programa, em 2019, quando 12 prefeituras do Maranhão participaram do teste-piloto e foi possível perceber a transformação e colaboração do programa principalmente entre as pequenas e médias empresas. 

 

Os 51 municípios que estarão no Programa Cidade Empreendedora em parceria com o governo estadual são: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário