domingo, 2 de maio de 2021

Dia do Trabalhador é comemorado com entregas de obras e ações do Governo do Estado na capital


Moradores do bairro Ipase de Cima comemoram obra do programa Rua Digna (Foto: Foicinha Júnior)

Em homenagem ao Dia do Trabalhador, o Governo do Estado realizou, neste sábado (1º), a entrega de obras de urbanização, de pavimentação e, também, do cartão de auxílio emergencial para os catadores de resíduos sólidos. Ações que promovem a geração de emprego e de renda às comunidades.

Logo no início da manhã, o governador Flávio Dino, acompanhado do vice-governador Carlos Brandão e do secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, entregou mais uma obra de urbanização: a Praça da Ponta do São Francisco – que integra o conjunto de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Na ocasião, também foi entregue o cartão de auxílio emergencial, que destina o valor de R$ 400 para catadores de resíduos sólidos, como parte das ações do Governo para o enfrentamento dos impactos causados pela pandemia. Um momento muito esperado por essa classe trabalhadora.

“Hoje é um dia muito especial para nós, catadores de resíduos sólidos, com a entrega dessa benção em nossas vidas. O auxílio do Governo é muito gratificante. Estamos muito felizes e, com certeza, o benefício vai ajudar muita gente que está precisando nesse momento difícil que estamos passando”, declarou o catador Ronaldo Pablo, morador do bairro Parque Amazonas.

Dia muito comemorado, também, pelos moradores do bairro Ipase de Cima. Lá, o vice-governador Carlos Brandão, junto com o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, e com o secretário de Relações Institucionais (SRI), Enos Ferreira, inauguraram a obra do programa Rua Digna.

Por meio dessa iniciativa, o Governo do Estado leva qualidade de vida à população – com geração de trabalho e de renda -, através de obras de pavimentação de ruas com bloquetes produzidos por apenados do Sistema Penitenciário do Maranhão.

“O Rua Digna é um programa que gera emprego e renda, também, para a comunidade. Por meio da parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, os internos fabricam os bloquetes e a associação do bairro se encarrega de aplicá-los na pavimentação da rua. Já inauguramos uma obra do programa no bairro Ipase de Baixo e, agora, no Ipase de Cima. Duas obras importantes, que melhoram a trafegabilidade e a infraestrutura desses bairros”, ressaltou o vice-governador.

A moradora Zingara de Castro relatou como era a realidade antes das melhorias realizadas e agradeceu ao Governo do Maranhão. “Eu quero agradecer por esta ação, pois essa rua era um verdadeiro lixão, intrafegável. Em cinquenta anos, nunca havia sido realizada uma ação dessas aqui. Ambulâncias e viaturas, por exemplo, não passavam dentro da comunidade”, disse a moradora.

Ainda como parte da agenda, em alusão ao Dia do Trabalhador, o vice-governador também esteve no bairro Janaína, onde conheceu as instalações da Fundação Maranhense de Assistência Comunitária (Fumac), que há 34 anos desenvolve um trabalho filantrópico e sem fins lucrativos, com ações socioeducativas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário