domingo, 16 de maio de 2021

HU-UFMA recebe prédio do Exército para atendimentos ambulatoriais e de apoio ao ensino


Cessão proporcionará uma economia de mais de R$ 2,5 milhões para o hospital
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFMA/Ebserh/MEC) recebeu por meio de solenidade oficial realizada nesta manhã, 15, o prédio da 27ª Circunscrição de Serviço Militar do Ministério do Exército. O espaço será destinado às atividades ambulatoriais de consultas e procedimentos médicos, além de apoio às atividades do ensino dos residentes e graduandos, com instalação de salas de aula e auditórios. Além de fortalecer os pilares do hospital de ensino, a cessão do espaço proporcionará uma economia de R$ 2.525.343,81, com a suspensão de contratos de locação e com a redução dos pagamentos de custos indiretos de vários imóveis.
A cerimônia ocorreu no prédio da 27ª Circunscrição de Serviço Militar localizado atrás do Hospital Universitário da UFMA – Unidade Presidente Dutra, e contou com a presença do presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira, do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, o comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, do comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), o tenente-coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro, do superintendente do Patrimônio da União no Maranhão, coronel José de Ribamar Monteiro, da vice- prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, demais autoridades e chefias do hospital.

O presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira, destacou a importância desse momento histórico e o inestimável benefício que será para toda a população: "Estou muito feliz em poder celebrar mais essa conquista para um dos nossos hospitais da rede. Tenho a certeza que terá um ótimo destino e que o HU-UFMA poderá exercer o seu trabalho de ensino, pesquisa e assistência de uma maneira ainda melhor. Tenho orgulho por fazermos parte do Sistema Único de Saúde e de forma totalmente gratuita ofertarmos o que há de melhor para a nossa população, eles sempre são os maiores beneficiados e isso é o que nos motiva. ”

Atualmente o hospital conta com uma estrutura física complexa, que se divide em duas unidades hospitalares (Presidente Dutra e Materno Infantil) e mais nove prédios anexos que estão distribuídos no entorno. Neles funcionam atendimentos ambulatoriais de diversas especialidades.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, agradeceu pela oportunidade de finalmente ter um sonho antigo concretizado por meio da cessão do prédio localizado próximo às unidades hospitalares “Agradeço imensamente a gestão da Ebserh por entender a importância desse projeto e nos apoiar de forma significativa, ao exército por entender nossa missão e a relevância que tudo isso representa para a sociedade. Nossa jornada ao longo de todos esses anos não tem sido fácil para reestruturar todo o hospital, mas hoje já demos mais um grande passo. É uma felicidade imensa para todos nós. É mais um sonho se concretizando”.

A fragmentação dos serviços assistenciais em vários locais dificulta a realização de atividades de ensino, bem como apresenta um grande impacto nos custos do hospital, uma vez que aliado ao pagamento de diversos contratos de locação, replicam-se os pagamentos de custos indiretos com finalidade de garantir o funcionamento de todas as áreas. Dessas unidades ambulatoriais externas, cinco são espaços locados de terceiros: Ambulatório de Urologia e Litotripsia, Programa de Assistência ao Paciente Asmático e Ambulatório de Dor Crônica, Serviço de Arquivo Médico (SAME), Ambulatório de Cirurgia Bariátrica e Dermatologia e Prédio Lilian Flores (ambulatórios).

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, com essa conquista será possível colocar em prática o que há muito tempo se idealizava. “ Com o êxito do nosso pedido ao exército poderemos agora dispor de um prédio que será fundamental do ponto de vista de logística e acessibilidade. Com a devida adequação do prédio de acordo com os órgãos de controle, a expectativa é que em 2022 ele comece a funcionar”.

O comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, desejou a gestão pleno êxito na execução do projeto e que todos possam acompanhar os resultados positivos desse momento tão marcante na história do exército e da universidade “ Entendendo a importância que o hospital representa para o estado e sua referência como hospital de ensino, não hesitamos em atender à solicitação de cessão desse prédio, que com certeza será muito bem utilizado e poderemos colher muitos frutos para a sociedade. Continuem contando conosco. ”

Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica da chave entre o comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho. Durante a solenidade foi assinado o termo de permissão de uso da 27ª Circunscrição de Serviço Militar, para posteriormente ser realizado o termo de cessão definitiva.

Após a solenidade, o presidente Oswaldo Ferreira se reuniu com a equipe de governança do hospital e visitou as instalações do HU-UFMA, a exemplo do Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC), da UTI Neonatal, do Laboratório de Patologia Renal e Anexo C (prédio novo).

Saiba mais

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Ebserh, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. A Ebserh passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente a elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário