segunda-feira, 3 de maio de 2021

Programa Adote um Casarão: Laboratório e Hub de Inovação será instalado pela Equatorial Energia na Rua do Giz

 


O prédio onde funcionou a Aliança Francesa, no Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís, será o Laboratório e Hub de Inovação (Equatorial LAB), da empresa Equatorial Energia Maranhão. O projeto está sendo montado em um casarão pertencente ao Governo do Estado, que estava fechado e sem uso e foi adquirido pela Equatorial Energia por meio de edital, lançado pelo Programa Adote um Casarão, e será todo revitalizado este ano.

 

O projeto da obra já foi encaminhado para aprovação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pois a área é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. A previsão é que os serviços sejam iniciados em maio e concluídos no segundo semestre deste ano, com investimentos totais no valor de R$ 2 milhões, incluindo obras e equipamentos de laboratório. Os serviços serão rigorosamente realizados dentro das regras sanitárias necessárias neste tempo de pandemia da Covid-19. 


 Por meio do Adote um Casarão, empresas, instituições culturais e educacionais estão sendo motivadas a investirem no Centro Histórico de São Luís. “O projeto da Equatorial é mais um que veio se instalar, no Centro Histórico de São Luís, por meio do Programa Adote um Casarão. O governador Flávio Dino não mede esforços quando se trata de revitalizar essa área da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade”, afirma o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Marcio Jerry.

 

O Equatorial LAB estará aberto ao público em um espaço privilegiado, que é a Rua do Giz, uma das mais belas e fotografadas do Centro Histórico de São Luís. Neste mês, foi eleita, pela Revista Casa Vogue, uma das seis ruas mais belas do Brasil.

O responsável corporativo de Digital e Inovação no Grupo Equatorial, Marcelo Augusto Fernandes, destacou a parceria entre o Governo do Estado e a empresa como um estímulo à revitalização do Centro Histórico de São Luís. “O Programa Adote um Casarão foi uma grande oportunidade para contribuir com a manutenção e revitalização do Centro Histórico de São Luís, onde o casarão da Rua do Giz, eleita recentemente uma das ruas mais bonitas do Brasil, será reformado e transformado, respeitando seu contexto histórico, para gerar empregos, conhecimento e muita tecnologia, em um ambiente de inovação colaborativa e aberta”, ressaltou o executivo da Equatorial.


Equatorial LAB

 

O casarão, de dois pavimentos, onde o Equatorial LAB se instalará, fica na área da Rua do Giz mais próximo à Praça Valdelino Cécio. O engenheiro eletricista Lucas Pinheiro, que está coordenando o projeto, explica que serão dois espaços: o térreo, com atividades voltadas para o público externo; e o 1º piso (segundo andar) onde ficarão os laboratórios de produção de tecnologia e inovação da Equatorial, além da parte administrativa.  

 

No térreo será montado um espaço de exposição aberto ao público. Serão disponibilizados painéis de led, óculos de realidade aumentada, banners, entre outros equipamentos que projetarão conteúdos nas áreas de ciência e tecnologia, atualizados e renovados regularmente. Outras tecnologias poderão ser inseridas, como impressoras 3D.

 

O espaço será mantido para acesso de alunos em caravanas, turistas e outros públicos. “O objetivo é gerar, no Centro Histórico de São Luís, um local aberto para visitação voltado a inovação, tecnologia e transformação digital no setor elétrico”, explica Lucas Pinheiro. Também serão oferecidas, continuamente, palestras e minicursos gratuitos abertos a comunidade.

 

Haverá uma cafeteria aberta ao público, com opções de lanches e cafés especiais, e um auditório para palestras, seminários e outros eventos dentro do cenário de pesquisas da ciência e da inovação. O pátio aberto interno será um espaço de convivência vinculado à cafeteria.


   

Lucas Pinheiro informa que, no 1º piso (segundo andar), ficarão os laboratórios com equipamentos de engenharia elétrica para as equipes que ele define como “times de projetos de desenvolvimento tecnológicos e inovação da Equatorial”.

 

Reunirá técnicos que, atualmente, trabalham em espaços de pesquisa da Equatorial no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na área do Itaqui-Bacanga; e na sede da empresa, no bairro do Alto do Calhau, em São Luís.

 

A previsão é a que cerca de 20 técnicos trabalhem regularmente no Equatorial LAB, entre engenheiros de diversos setores, programadores de software e cientistas de dados.    

 

O local vai incubar soluções tecnológicas do setor elétrico. Visa, entre outras propostas, a capacitação de times de desenvolvimento associados a projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) financiados pela Equatorial Energia. Estes projetos serão contratados junto a universidades públicas e privadas, além de startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

 

Entre os objetivos estão o de pesquisar e desenvolver soluções no setor elétrico, fomentar inovação através de incubação de startups e empresas nascentes, capacitar mão de obra especializada para inovação e transformação digital, criar uma base de fornecedores maranhense para o setor elétrico e aproximar o setor elétrico da academia, empresas, pesquisadores e mão de obra.

 

“O Grupo Equatorial Energia possui negócios e empresas em todo o território nacional com projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com diversas universidades e empresas. Assim, o Equatorial LAB poderá ser um ponto de transferência tecnológica e de know-how dessas instituições e dos maiores centros de inovação do país para o Maranhão”, anuncia o engenheiro.

O Equatorial LAB disponibilizará ao público conteúdos virtuais divulgando programações, promovendo cursos, campanhas educativas, o que inclui palestras com temas relacionados ao empreendedorismo, setor de energias e tecnologias exponenciais.  Serão convidados profissionais locais e externos para compartilhar conhecimentos e experiências com a comunidade maranhense. Tudo gratuito. 

Equatorial Energia Maranhão

A Equatorial Energia Maranhão, antes conhecida como Companhia Energética do Maranhão S.A. (CEMAR), é uma empresa privada de comercialização e distribuição de energia elétrica no Maranhão. É controlada pelo Grupo Equatorial Energia, sua maior acionista.

Adote um Casarão

Adote um Casarão é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Faz parte de um programa mais amplo, o Nosso Centro, que reúne ações de diversas secretarias de Estado. 

Disponibiliza, por meio de editais, imóveis pertencentes ao Governo do Estado, no Centro Histórico de São Luís, que estejam sendo subutilizados ou vazios. O adotante, em contrapartida, deve revitalizar e manter o imóvel e fazer uso, exclusivo, para as atividades indicadas no contrato. O tempo de uso por parte do adotante varia de acordo com o edital e atividade proposta. No caso do prédio adotado pela Equatorial Energia Maranhão e por 30 anos.  

Foi criado, pelo governador Flávio Dino, em 2019. Tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. Já foram disponibilizados 10 imóveis aos participantes. 

É focado em ações de fomento nas áreas comercial, cultural e de lazer. Podem participar dos editais empresas privadas e grupos culturais. Pessoa físicas, também, mas, se ganhar, terá de constituir uma pessoa jurídica para assinar o termo de adesão ao programa.

O Programa Nosso Centro é uma ação realizada em conjunto pelas secretarias de Estado de Cultura (Secma), de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), de Governo (Segov), de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Agência Executiva Metropolitana (AGEM). Reúne diversos programas e projetos, entre os quais Adote um Casarão, Habitar no Centro, Aluguel no Centro e Cores da Cidade. A Secma coordena as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário