segunda-feira, 7 de junho de 2021

Governo e UFMA celebram Convênio de Cooperação Técnica com Aula Inaugural de Mestrado em Educação Básica

 Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, em solenidade de celebração do Convênio de Cooperação entre a Seduc e UFMA (Foto: Reprodução)

Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, em solenidade de celebração do Convênio de Cooperação entre a Seduc e UFMA (Reprodução)

Com o intuito de formar profissionais de educação da rede pública estadual de ensino para desenvolver saberes, competências e habilidades específicas nas áreas de Educação Básica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebraram, nesta segunda-feira (7), a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica. Após a assinatura do Convênio, aconteceu a Aula Inaugural do ano de 2021 do Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). O evento foi transmitido às 8h30 pelos canais no YouTube do PPGEEB e da AGEUFMA.

O palestrante da Aula Inaugural foi o professor Dr. Antônio Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Salvador). Pereira palestrou sobre o tema: “Afinal, o que é uma Pesquisa Interventiva em Educação?”.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, fez questão de expressar sua ligação com a UFMA e ressaltou a honra de assinar o Convênio com a universidade e participar como estudante do Curso de Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica.

“Eu, como egresso da Universidade Federal do Maranhão, não consegui abandonar essa instituição. Ingressei no ano de 2000 e continuo na UFMA, desta feita, como procurador federal junto à universidade, que é o meu local de lotação, e quando acabar essa minha missão política, governamental, eu volto para a Procuradoria desta Universidade, onde também sou professor do Curso de Direito. Eu tenho a honra, como secretário de Estado da Educação, de assinar esse Convênio com o professor Natalino, professor Fernando e ingressar novamente como estudante neste curso”, expressou. 

O secretário Felipe Camarão destacou ainda sua antiga paixão pela docência e exprimiu o valor imensurável da educação básica para a sua vida. Durante o seu discurso, o secretário também enfatizou a importância da Universidade Federal do Maranhão para a produção do conhecimento científico no estado, e parabenizou os colegas participantes do mestrado.

“Eu já era apaixonado pela docência e agora sou um amante da educação básica. Depois de quase cinco anos e meio à frente da Secretaria de Estado da Educação, consegui compreender a magnitude, a grandiosidade da educação básica para o futuro no nosso país. Como amante da educação, não poderia deixar de firmar parceria com a nossa universidade, o maior celeiro de conhecimento, de produção de ciência e de saber, uma universidade plural, democrática e que já formou tantos quadros para o nosso estado. Parabenizo os colegas que participam desse mestrado, porque vão garantir a continuidade de uma política pública efetiva”, expressou. 

O reitor da UFMA, professor Dr. Natalino Salgado Filho, ao se pronunciar durante a solenidade, falou da trajetória do secretário Felipe Camarão e lembrou o período em que Camarão esteve à frente da Procuradoria da Universidade Federal do Maranhão.

Reitor Natalino Salgado Filho participou da solenidade do Convênio de Cooperação Técnica entre Seduc e UFMA (Reprodução)

“Quero te dizer, Felipe, que você tem uma bela trajetória como aluno e como servidor. Você é um exemplo marcante para a nossa instituição. Eu tive a felicidade, ao longo desse período que estou como professor e à frente da universidade, de ter você como nosso procurador. Aqui fica publicamente os meus agradecimentos pelo enorme trabalho realizado na Procuradoria”, elogiou.

O evento contou com a participação de diversas pessoas, entre elas Gilvane Carvalho Ferreira, que celebrou a parceria entre UFMA e Seduc. “A parceria é necessária para o desenvolvimento do Maranhão em todas as frentes nesses tempos onde a Educação deve ser prioridade”, salientou.

A solenidade contou também com a participação do vice-reitor da UFMA, professor Dr. Marcos Fábio Belo Matos; pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, professor Dr. Fernando Carvalho Silva; da pró-reitora de Extensão e Cultura, professora doutora Josefa Melo de Sousa Bentivi Andrade; do pró-reitor Valbelins Pontes; da pró-reitora de Ensino, professora doutora, Isabel Ibarra Cabrera; pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora doutora Marília Cristina Valente Viana, do pró-reitor de Assistência Estudantil, professor doutor Leonardo Silva Soares; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação e Gestão de Ensino da Educação Básica, professor doutor Antônio de Assis Cruz Nunes, entre outros participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário