terça-feira, 29 de junho de 2021

Programa Trabalho Jovem é referência em encontro no Pará

 

Secretário da Setres, Jowberth Alves, apresentou o programa 

O que se tornou um sucesso entre as políticas públicas de empregabilidade para juventude maranhense, agora é destaque em nível nacional. É que o programa Trabalho Jovem, idealizado pelo Governo do Maranhão, foi referência no ‘Primeiro Encontro Interestadual de Secretarias do Trabalho: Conexão Maranhão – Pará. Juntos por Emprego e Geração de Renda’.

A apresentação do programa foi realizada durante o ‘Primeiro Encontro Interestadual de Secretarias do Trabalho’, na cidade de Belém, promovido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Emprego e Renda do Pará (Seaster-PA), sendo destaque como uma das experiências exitosas do Governo Flávio Dino na geração de emprego e renda.

Com investimento de R$ 40 milhões, lançado em março de 2021, o programa Trabalho Jovem é uma iniciativa do Governo do Maranhão que busca a geração de oportunidades de emprego e renda para jovens maranhenses de 17 a 25 anos. Recentemente, o programa atingiu a marca de 1.000 jovens contratados com carteira assinada no mercado de trabalho.

O secretário da Setres, Jowberth Alves, apresentou o programa para o secretário do secretário da Seaster-PA, Inocêncio Gasparim, gestores e secretários adjuntos presentes no encontro.

“O programa Trabalho Jovem é mais uma medida assertiva e de sucesso do governador Flávio Dino. Levamos como exemplo para que outros estados, assim como o Pará, possam aplicar esta iniciativa que oportuniza, gera renda, possibilitando a realização de sonhos, metas e carreiras dos nossos jovens. Realizamos a apresentação do programa como uma importante política pública, mas também mostrando o papel social que a ação cumpre. Retiramos jovens da ociosidade, os colocando no mercado de trabalho e garantindo também oportunidade neste momento tão difícil”, analisou o gestor.

O secretário da Seaster-PA, Inocêncio Gasparim, destaca a importância de conhecer experiências bem sucedidas.  “Em um momento tão difícil para todo o Brasil, conhecer novas experiências é fundamental. Nossa equipe recebeu com bons olhos a aplicação do ‘Programa Trabalho Jovem’ no Maranhão; percebemos a grande adesão. Extrairemos bons frutos”, afirmou o gestor.

Sobre o encontro

O evento teve por objetivo promover a troca de experiências sobre as políticas públicas de geração de emprego e renda entre os estados do Maranhão e Pará, pautando a transversalidade das ações, programas e métodos entre as pastas, além das experiências exitosas do Governo Flávio Dino. Programas como ‘Mutirão Rua Digna’, ‘Trabalho Jovem’, ‘TrabPesca’, ‘Pró-Catador’ e ‘PEE Celso Furtado’ foram apresentados a gestores e secretários da SEASTER-PA.

Programa Trabalho Jovem

Instituído a partir da lei nº11.384, de 16 de dezembro de 2020, e regulamentado por meio do Decreto nº36.486, de 10 de fevereiro de 2021, o Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa do Governo do Maranhão para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses, por meio da oferta de emprego, renda, estágios, cursos, residências profissionais em Ciências Agrárias e apoio financeiro a atividades comunitárias de proteção ao meio ambiente e indireta, por meio de assessorias gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário