quinta-feira, 22 de julho de 2021

Famem participa de Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) participou, nesta quinta-feira (22) do Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Articulação Política do Maranhão (Secap), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU),  Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) e o Ministério Público Maranhense (MPMA).

O secretário Executivo da Famem, Marcelo Filho representou a entidade no seminário e destacou a importância do evento para os municípios maranhenses. "A Famem é parceria e apoia esse importante projeto, porque entende que é uma forma dos municípios identificarem as dificuldades existentes e assim serem capacitados pelos órgãos de controle, que estão se colocando a disposição para ofertarem essa consulta gratuita aos municípios, para que estes possam fazer os processos de forma correta, evitando que gestores venham a ser penalizados por algum erro que venha a acontecer", ressaltou.

O secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Jr. destacou a importãncia do seminário. “Uma das áreas que mais precisa de Assistência Técnica é justamente no combate à corrupção, por isso a importância deste seminário onde buscamos parceiros como é o caso do TCE, da Secretaria de Transparência e Controle, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, de forma que possamos ajudar a difundir o conhecimento nesse quesito tão importante para garantir a eficiência e o combate à corrupção”, disse o titular da Secap.

O evento, que ocorreu em ambiente virtual, também contou com a participação da secretária Estadual da Transparência e Controle (STC), Lilian Régia Gonçalves; coordenadora do Centro de Apoio ao Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPMA, Nahyma Ribeiro Abas; coordenadora do Programa TCU+Cidades, Karla Cristina de Oliveira Ferreira; secretário do TCU no Maranhão e coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, Alexandre José Caminha Walraven e o secretário interino do TCU no Maranhão, Leonardo Vieira de Melo Abreu. Além disso, cem pessoas estiveram presentes no evento, entre eles, prefeitos, servidores públicos municipais e estaduais.

“Excelente oportunidade dos gestores municipais do Maranhão conhecerem as ferramentas que estão ao seu alcance para melhorar as políticas públicas entregues aos cidadãos”, disse a coordenadora do Programa TCU+Cidades, Karla Cristina.

O secretário do TCU no Maranhão e coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, Alexandre Walraven, explicou que o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) ajuda os gestores e os prepara para tornar a sua gestão mais eficiente, partindo de um diagnóstico inicial. “O PNPC é preventivo e não visa prejudicar ninguém, pelo contrário, é uma consultoria gratuita que a rede de controle vai fornecer aos participantes e todos que participarem terão selo de participação. É muito importante que os gestores municipais procurem cada vez mais se capacitar para melhor utilização dos recursos públicos”, disse.

A coordenadora do Centro de Apoio ao Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPMA, Nahyma Ribeiro, frisou que os gestores públicos de todas as esferas precisam se engajar mais sobre o tema, tendo em vista a importância no ganho para a gestão pública. “Estamos ativamente fazendo mobilização para que os gestores estaduais, federais e municipais do Maranhão, de fato, participem desse programa, se engajem, se empenhem, porque infelizmente a adesão ainda é pequena mesmo com toda divulgação”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário