segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Governo do Estado realiza 2º Feirão do Trabalhador em São Bernardo



Feirão do Trabalhador garantiu vários serviços de cidadania

Com intuito de ofertar serviços de cidadania para trabalhadores e trabalhadoras, o Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o 2º Feirão do Trabalhador no município de São Bernardo, a 375 km de São Luís. O vice-governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário Jowberth Alves, conduziu a agenda no sábado (14), último dia do mutirão.

A iniciativa, coordenada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), oferece vários serviços, a exemplo de relacionados ao Seguro Desemprego, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Detran, regularização de documentos, cadastro para vagas no mercado de trabalho, assim como oficinas de capacitação, palestras e consultas oftalmológicas.

“Com isso, em vez de as pessoas irem ao governo para tratarem de pendências jurídicas no que diz respeito à sua documentação, o governo está se deslocando com caminhões, trailers, para garantir essa cidadania”, comentou o vice-governador Carlos Brandão.

O secretário da Setres, Jowberth Alves, falou sobre a importância da ação que beneficia principalmente a população das zonas rurais, a qual tem mais dificuldade de acesso aos serviços de cidadania.

“A intenção é basicamente levar políticas públicas de cidadania ao trabalhador, principalmente nas áreas mais distantes e rurais do nosso estado. Então, o feirão leva Defensoria Pública, serviço do Sine, do Detran, serviço da Jucema, da Secretaria de Segurança, através de emissão de RG. Então, hoje estamos encerrando esse momento de dois dias em São Bernardo, com a presença do nosso vice-governador, para simbolizar realmente a presença massiva do Estado nos municípios”, disse Jowberth Alves.

Toda essa oferta de serviços propicia aos bernardenses, como Vanda Alves da Silva, de 48 anos, muito mais facilidade para ter acesso a direitos básicos, sem a necessidade de deslocamentos para outras cidades, além de evitar gastos, os quais nem sempre podem ser feitos pelos cidadãos.

“Muito bom esse feirão estar aqui hoje, porque aqui não está tendo material, a gente tem que se deslocar pra ir a cidades vizinhas, e hoje tive o privilégio de tirar a minha segunda via da identidade”, disse Vanda.

Feira de artesanato
Também de iniciativa da Setres, em parceria com o IFMA e a Cooperativa de Artesanato de Araioses, ocorreu no município a feira de artesanato Coart Arayos, composta, entre outros, por produtos feitos com folha de bananeira, escama de peixe e folha de buriti. O vice-governador destacou a importância do auxílio que beneficia esses produtores.

“É uma oportunidade que as pessoas têm para apresentar os seus produtos e, ao mesmo tempo, fortalecer, através da nossa compra, a compra solidária. O governo criou um auxílio para atender os pequenos artesãos. Nesse período de pandemia, muitos deles ficaram impedidos de trabalhar, de comercializar, e o governo criou esse auxílio para dar apoio”, explicou Brandão.

A próxima edição do Feirão do Trabalhador será em Grajaú, a 580 km de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário