segunda-feira, 16 de agosto de 2021

GUARNICÊ DE CINEMA – FALTA UM MÊS PARA A MAIOR FESTA DO AUDIOVISUAL DO MARANHÃO


Por: Zefinha Bentivi (Pró-Reitora de Extensão e Cultura) e Rosélis Barbosa Câmara (Diretora da DAC)

Falta exatamente um mês para a abertura do maior festival do audiovisual do Maranhão e o quarto mais antigo do Brasil: o festival Guarnicê de Cinema, que este ano vai para a sua edição 44.

É emocionante ver o crescimento contínuo do festival, há mais de 4 décadas. Para termos uma ideia, este ano, em plena pandemia, recebemos 1152 trabalhos na etapa de inscrição para exibição, nas quase dez mostras competitivas que perfazem o evento. Um aumento que aponta para duas conclusões: 1- nossos produtores e produtoras não pararam de criar na pandemia (muito(a)s, inclusive, aproveitaram o isolamento para potencializar sua verve criativa) e 2- o festival se tornou, definitivamente, uma das maiores vitrines para a visibilidade nacional dessas criações artísticas.
Visibilidade também internacional, uma vez que o formato nos leva para além das fronteiras brasileiras. Em 2020, o Guarnicê chegou a outros 20 países, dentre eles, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Itália, Canadá, França, Suécia, Austrália, Líbano, Bolívia, Chile, Guiana Francesa, Irlanda, Moçambique, Nigéria, Peru e Paquistão. Com certeza, chegaremos mais longe em 2021.

Neste ano, ainda teremos um festival com poucas iniciativas presenciais. E assim fazemos em razão dos perigos que a Covid-19 continua representando. Os eventos presenciais serão, nesta ordem: a abertura, as mostras competitivas feitas e o encerramento, com a entrega dos troféus, todos em formato híbrido, realizados seguindo todas as normas de cuidados sanitários estabelecidas pela UFMA.

As demais iniciativas que formam o festival serão feitas em formato remoto: rodas de conversas, mesas-redondas, masterclass, minicursos e, claro, a grande estrela: a mostra audiovisual, que seguirá utilizando a mesma plataforma que foi desenhada, em 2020, pela Superintendência de Tecnologia da Informação da UFMA e ainda será transmitida pela plataforma Eduplay

Para este ano, assim como fazemos sempre, trazemos algumas novidades. A primeira é a realização de um simpósio acadêmico, que passará a fazer parte da agenda do festival. O Guarnicê é vinculado ao ambiente da universidade, portanto há a necessidade de também se pensar, academicamente, o campo do audiovisual. O evento, denominado “Ciência Cine Guarnicê”, será composto de apresentações de resumos expandidos de pesquisas do campo do audiovisual, reunidas em duas grandes áreas: História e Linguagem do audiovisual e Crítica de produtos audiovisuais. Nossa expectativa é que o Ciência Cine Guarnicê possa reunir pesquisadores do campo, de dentro e fora do Maranhão, e se tornar, com o tempo, também uma referência científica para os estudos audiovisuais no país.

A segunda novidade é a mostra “Produção Audiovisual Imperatrizense”, que vai comemorar os 15 anos do Curso de Jornalismo de Imperatriz. Esse material reunirá videodocumentários que foram feitos no âmbito do Curso, na forma de TCCs ou trabalhos vinculados a disciplinas. É uma forma de mostrar a quantidade e qualidade dos produtos feitos pelo curso de Imperatriz, o único campus, depois da cidade universitária, onde a UFMA tem curso de Comunicação.
Outras novidades no menu do festival são: a Mostra Acessibilizando Cinema; Ação social que será realizada na abertura; a Mostra competitiva de Games; a simultaneidade do Guarnicê, que vai acontecer em dois ou três municípios.

Queremos aproveitar agora para reiterar que o Guarnicê é, pelos anos a fio, fruto de um esforço coletivo de professores, técnicos, alunos, entidades e instituições, locais e nacionais. Sua existência, todos os anos, advém do apoio financeiro, fundamental, de várias empresas, de iniciativas governamentais, via projetos de fomento, da decisão da gestão superior da UFMA em apoiá-lo e, mesmo em momentos de grande dificuldade, não deixar de realizá-lo. Afinal, todos já entendem que o Guarnicê não é mais apenas um evento da UFMA; ele é um evento da cidade, do estado, do país e do mundo!

Para este ano, recebemos o apoio financeiro dos seguintes parceiros: Centro Elétrico, Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SECMA/Governo do Estado do Maranhão.

Por fim, queremos reiterar nosso convite: daqui a 30 dias, abriremos nosso terreiro para guarnicê o audiovisual. Você, desde já, é nosso(a) convidado(a)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário