terça-feira, 28 de setembro de 2021

Ministério Público participa da reunião da Rede Amiga de Amparo ao Idoso


Foi realizada nesta terça-feira, 28, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, a primeira reunião da Rede Amiga de Amparo ao Idoso no Município de São Luís, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). O objetivo do encontro foi reconhecer a atuação das diversas instituições públicas e privadas que atuam em defesa dos idosos e dar efetividade à rede de proteção.

Durante a solenidade o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, José Augusto Cutrim Gomes, foram homenageados pelo conselho.

Nicolau recebeu uma moção de aplausos e reconhecimento e Cutrim um certificado de reconhecimento, pela contribuição de ambos na garantia dos direitos da pessoa idosa. Eles receberam a condecoração das mãos da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, e da presidente do CMDI, Débora Jatahy. Também foram homenageadas outras pessoas que se destacam na luta pela defesa e proteção dos idosos.

A Rede Amiga de Amparo ao Idoso, que foi criada por meio da Lei nº 4.589/06, visa congregar todas as organizações governamentais e não governamentais que tenham entre seus objetivos a garantia dos direitos, a proteção e o amparo ao idoso, incluindo aquelas que trabalham na área de saúde, educação, lazer, trabalho, assistência social e garantia de direito.

Ao agradecer a homenagem, Eduardo Nicolau declarou que o Ministério Público, dentro do seu leque de atribuições, tem a atuação na defesa dos direitos das pessoas idosas como uma de suas prioridades. “É importantíssimo cuidar das pessoas, principalmente daqueles que vieram antes da gente, que cuidaram de nós, transmitiram suas experiências de vida e que agora precisam de cuidados. O Ministério Público estará sempre de portas abertas para todos que se dedicam à causa dos idosos”, informou.

Durante a reunião, o procurador-geral anunciou a doação de três veículos usados para o trabalho das entidades de proteção aos idosos. Serão contemplados o Solar do Outono, Asilo de Mendicidade e o Lar Dom Calábria.

MESA DE ABERTURA

Na abertura dos trabalhos da reunião, além do procurador-geral, da vice-prefeita de São Luís e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, estiveram presentes a secretária municipal de Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Leite, o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Glécio Leite.

Na reunião, a vice-prefeita anunciou que a coordenação geral da Rede Amiga de Amparo ao Idoso no Município de São Luís ficará a cargo da conselheira do CMDI, Socorro Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário