sábado, 11 de setembro de 2021

Rede do bem promove atividades em escola da Vila Embratel


Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) e como parte da programação do Setembro Amarelo, a Rede do Bem promoveu, na manhã desta sexta-feira, 10, uma série de atividades na escola comunitária Fonte do Saber, localizada na Vila Embratel. A escola, inaugurada em 2021, possui 112 alunos, na faixa etária de 4 a 11 anos.

Coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, a Rede do Bem é formada por instituições e órgãos integrantes do Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Fepas-MA).

No local, foram promovidas palestras sobre nutrição saudável, higiene bucal e corporal, espiritualidade e comportamento, além de leitura, oficina de reciclagem de brinquedos, contação de histórias e outras atividades lúdicas, incluindo brincadeiras e atividade física. Houve, ainda, distribuição de brindes e lanches. Na mesma manhã, o Tribunal de Justiça do Maranhão doou 13 computadores à escola.

Proferida pela terapeuta ocupacional Camila Arraes, do Instituto Ruy Palhano, a palestra “O papel da família e da escola na educação das crianças”, direcionada aos pais, encerrou a programação.

PREVENÇÃO

“Em parceria com várias instituições e entidades públicas e privadas estamos promovendo atividades de prevenção à automutilação e ao suicídio direcionadas ao público infantojuvenil, porque infelizmente ocorrem episódios dessa natureza nessa faixa etária”, comentou a promotora de justiça Cristiane Maia Lago, coordenadora da Rede do Bem e do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do Maranhão (CAOp-DH).
Cristiane Maia acrescentou que o trabalho objetiva, ainda, debater a prevenção junto aos pais. A ideia é alertar sobre os males provocados às crianças e adolescentes pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos. “Os estudiosos apontam que o abuso da tecnologia tem ocasionado adoecimento mental e problemas oftalmológicos em crianças e adolescentes, atrapalhando o bem-estar e o desenvolvimento social e emocional deles. É preciso estimular a brincadeira ao ar livre, a leitura e as atividades lúdicas”, afirmou.
Também participaram da programação o Serviço Social do Comércio (Sesc), Estância Bela Vista, Tribunal de Justiça, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Educação, Agência Humanitária da Igreja Adventista, Pastoral da Família, Fribal, Hospital São Domingos, entre outros.

Para a coordenadora pedagógica da Fonte do Saber, Irla Maria Silva, a atividade realizada é de muita relevância para o aprendizado dos alunos. “Contribui em todas as dimensões, porque destaca a importância da família e do bem-estar, de manter a saúde mental. Essa aprendizagem será levada para a vida inteira”, enfatizou.

A aluna Giovana Sofia, 11, do 5º ano, ressaltou que a programação abordou muitos assuntos novos. “Eu nunca tinha ouvido palestra sobre prevenção à automutilação e ao suicídio na minha vida escolar”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário