quarta-feira, 24 de novembro de 2021

FESTA DA MÚSICA NO MARANHÃO MARCA A RETOMADA PRESENCIAL DA CULTURA


Ampla programação que contemplou oficinas, debates, Prêmio Papete e show popular

Após um ano de pandemia da Covid19 que retirou dos palcos presenciais os artistas - em especial os músicos, o momento agora é de retomada, e de celebrar a vida com música!
Foi nesse clima que aconteceu a terceira edição (a segunda presencial) da Festa da Música no Maranhão / FMM; um projeto cultural criado pelo músico e produtor Emanuel Jesus e pela jornalista Ellen Soares para fortalecer a cena musical maranhense, além de reconhecer diversas gerações de músicos e iniciativas que estão fomentando a cultura no Estado com o Prêmio Papete, homenagem que também presta uma justa homenagem ao inesquecível músico percussionista e pesquisador Papete, falecido em 2016.
Esse ano a FMM 2021 contou com patrocínio da Equatorial Maranhão e Governo do Estado do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e aconteceu de 16 a 19 de novembro. No dia 18.11 foi a entrega do Prêmio Patete, em evento para convidados realizado no Villa Reale.
A premiação foi realizada em blocos, entre os quais os convidados foram brindados com shows de músicos como Ribinha de Maracanã e Flávia Bittencourt; Rosa Reis; Josias Sobrinho; Tiago Maci; Adnon Soares; Paolo Ravley; Adriana Bosaipo; Emanuel Jesus, Banda Raiz Tribal e César Nascimento, Zeca Baleiro e Paulinho Akomabu.
O grande homenageado dessa edição do Prêmio Papete foi o cantor e compositor Zeca Baleiro; que recebeu durante o evento a notícia da conquista do Grammy Latino de Melhor Álbum pelo trabalho “Canções D´Além Mar”. Baleiro ressaltou a importância de Papete para a cena musical e também elogiou a iniciativa dos produtores Ellen e Emanuel Jesus em promover um grande encontro de músicos dos mais diversos estilos e gerações.
Os premiados dessa edição do Prêmio Papete foram: Flávia Bittencourt, poeta Salgado Maranhão; violonista João Pedro Borges (Sinhô); Rosa Reis; maestro Fernando Moucherek (Coral São João); projeto Batucando a Esperança; Beto Ehonge; Gerude; Ronald Pinheiro; Adnon Soares; Trítono Trio (Rui Mário, Israel Dantas e Robertinho Chinês); percussionista Luiz Cláudio; Chico Saldanha; João Simas; Cleto Jr.;
pianista Marcelo Carvalho, grupos Tira Teima e Argumento; maestro Francisco Padilha; Oderdan Oliveira; Centro Cultura Vale MA; DJ Vanessa Serra; Nosly (Trilhas e Tons), TV UFMA e Lençóis Jazz e Blues Festival e o cineasta Neto Borges pelo documentário apresentado por Zeca Baleiro “Ventos que Sopram – Maranhão”. In memóriam os agraciados foram: Camilo Mariano, Gigi Moreira, Nonato Buzar, Samuel Barreto e Cláudio Ribeiro.
O projeto Festa da Música no Maranhão contemplo ainda uma ampla programação com oficinas culturais, bate papo de músicos no Teatro João do Vale e um show popular realizado na Concha Acústica Reynaldo Faray na Lagoa, que foi encerrado por Zeca Baleiro seguido de Paulino do Akomabu. Do pop ao afro, a música da FMM 2021 deixou sua energia elevada, contagiando uma plateia eclética e sedenta por cultura em uma noite ao ar livre e com a lua no céu como testemunha da riqueza musical que há no Maranhão. Vida longa à Festa da Música no Maranhão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário