sexta-feira, 12 de novembro de 2021

FESTA DA MÚSICA NO MARANHÃO & PRÊMIO PAPETE 2021


AMPLA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE 16 A 19 DE NOVEMBRO

ZECA BALEIRO ESTÁ ENTRE OS HOMENAGEADOS

E FARÁ APRESENTAÇÃO ESPECIAL

A Festa da Música no Maranhão - FMM está ainda maior e mais forte. E esse ano tem sabor de retomada da indústria criativa, tão paralisada e prejudicada com o hiato de ações causado pela pandemia. Trata-se de uma realização da Interart Produção Criativa, de Emanuel Jesus e Ellen Soares; com patrocínio da Equatorial Maranhão e Governo do Estado do Maranhão através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“A Festa da Música no Maranhão é acima de tudo a valorização da música maranhense e é isso que a Equatorial Maranhão faz, valoriza o que produzimos aqui. É o reconhecimento ao trabalho de artistas e produtores que elevam o nome do nosso Estado todos os dias por meio da arte. Temos uma grande satisfação em ser apoiadores da música e de artistas maranhenses” declarou o Presidente da Equatorial Maranhão Sérvio Túlio.

A edição 2021 da FMM acontecerá de 16 a 19 de novembro em São Luís, com uma vasta programação musical e cultural; com a participação de grandes nomes da música, a exemplo de Zeca Baleiro, um dos homenageados dessa edição, entre mais de 30 premiados.
“A FMM nasceu da necessidade de integrar e fortalecer a cena musical no Maranhão. O projeto que teve a sua primeira edição realizada com sucesso em 2019 traz uma programação plural que contempla shows, oficinas, encontros, lançamentos e a noite do “Prêmio Papete”, que resgata a memória de um dos artistas que mais se dedicou à produção e à difusão da música produzida no Maranhão”, ressalta o músico e idealizador do evento Emanuel Jesus, sócio da Interart Produção Criativa.

“O evento se destaca por promover um resgate histórico e reconhecer quem fez e faz a música acontecer no estado” completa a jornalista Ellen Soares, sócia da Interart.

MÚLTIPLA PROGRAMAÇÃO DE 16 A 19.11

Esse ano teremos quatro dias de programação, começando na terça – feira (16.11) com a exibição programa especial “Nosso Som”, às 20h, no canal do YouTube “Festa da Música MA”. Na quarta – feira (17.11), das 9h às 12h, jovens da comunidade do Sítio Tamancão, no Estaleiro Escola serão contemplados com os seguintes cursos gratuitos: Oficinas de “Fabricação de Eco Instrumentos Musicais” com o professor Ricardo Wayland (músico e luthier), “Ritmos Afros Maranhenses” ministrada pelo Mestre Eliezer (Akomabu) e “Cerâmica - Tema Musical” com a professora Vitória.

Na quinta – feira (18.11) às 20h no Villa Reale Buffet acontece a entrega do “Prêmio Papete 2021”. Serão mais de 30 homenageados entre músicos, produtores e projetos culturais que receberão o troféu Papete. O evento será para convidados, mas haverá transmissão em tempo real no canal do YouTube “Festa da Música MA” explica o produtor Emanuel Jesus. O cantor, compositor e produtor Zeca Baleiro, bem como o documentário “Ventos que Sopram – Maranhão” do diretor Neto Borges estarão entre os homenageados, além de nomes como Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando Moucherek, João Pedro Borges (Sinhô), Tira Teima, Grupo Argumento, Adnon, Beto Enhoge, Projetos como “Batucando Esperança”, “Trilhas e Tons” e “Vinil e Poesia” também serão premiados; entre muitos outros que serão revelados na premiação.

Na sexta – feira (19.11) à partir das 15h, acontece no Teatro João do Vale um encontro voltado para os músicos. Será um bate-papo sobre o futuro da música pós pandemia, com Zeca Baleiro, Josias Sobrinho, Pedro Sobrinho, Gilberto Mineiro e Betto Pereira. E sobre a importância da produção do documentário “Ventos que Sopram - Maranhão” para a música produzida no Estado, com o diretor Neto Borges. Ao final acontece uma integração com uma jam session.

Fechando a programação da FMM2021 com chave de ouro, também na sexta (19.11) às 20h acontece um show especial na Concha Acústica da Lagoa "Reinaldo Faray". Entre as atrações nomes como Zeca Baleiro, Flávia Bittencourt, Ribinha de Maracanã, Josias Sobrinho, Tiago Maci, Raiz Tribal, Adriana Bosaipo, Emanuel Jesus, Rosa Reis, Adnon, Banda e Bloco Afro Akomabu, DJ Pedro Sobrinho e Movimento “Magnética Slz” com Leonor, Kallilah Groove e Raissa Maranhão. Mas antes, às 19h vai rolar uma “jam session” na área externa.

O show será gratuito, com pulseiras individuais disponíveis na bilheteria do local, a partir das 17h30. A troca será feita mediante a doação 1kg de alimento não perecível. Para segurança de todos, será necessária a apresentação da carteira de vacinação atualizada (comprovando as 2 doses).

O projeto conta com o apoio da Cervejaria Dona e da Capotira Cachaça. Mais detalhes pelas redes sociais @festadamusicama. A programação completa da FMM 2021 está disponível no site: www.festadamusicama.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário