sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Maranhão tem o maior número de municípios que não registram novos casos e óbitos por Covid-19


O Maranhão é o estado com mais cidades que, há três meses, não registram novos casos e óbitos provocados pela Covid-19. A constatação é do levantamento divulgado pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Portal Metrópoles. Segundo o levantamento, desde agosto deste ano, 75 municípios brasileiros não registraram novos casos nem óbitos provocados pela doença, destes, 27 são cidades maranhenses. 

As cidades maranhenses que há três meses não registram nenhum novo caso nem óbitos causados pela Covid-19 são: Água Doce do Maranhão; Amapá do Maranhão; Arame; Axixá; Bacurituba; Belágua; Boa Vista do Gurupi; Buritirana; Central do Maranhão; Centro do Guilherme; Coelho Neto; Graça Aranha; Jatobá; Magalhães de Almeida; Matões do Norte; Matinha; Milagres do Maranhão; Mirador; Mirinzal; Passagem Franca; Pedro do Rosário; Primeira Cruz; São Domingos do Azeitão; São Francisco do Maranhão; Santana do Maranhão; Senador Alexandre Costa e Timbiras.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), a conquista dos municípios maranhenses é fruto do intenso trabalho de prevenção e combate à Covid-19, capitaneado pelas gestões municipais em parceria com o Governo do Estado, especialmente com a intensificação do processo de vacinação.

"Com muito trabalho e de forma conjunta, estamos conseguindo superar esse vírus. Hoje são 27 municípios maranhenses, que há três meses não registram casos e nem óbitos por Covid-19, mas certamente, com o contínuo avanço da vacinação e dos esforços conjuntos, vamos ampliar esse número", pontuou.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula também destacou a importância do trabalho conjunto com os municípios como fator preponderante para o bom indicador. “Esse é um indicador muito bom. É também relevante para entender o porquê de continuarmos sendo o estado do país com menor taxa de óbitos em razão da Covid-19. Devem ser parabenizados os municípios, estado, as equipes de vacinação e a própria sociedade, que tem um papel fundamental nessa guerra”, destacou Carlos Lula.

Atrás do Maranhão, que possui 27 cidades sem novos casos e óbitos causados pela Covid-19, estão o estado de Minas Gerais, com 16 municípios sem novos registros; Piauí e Sergipe com seis cidades cada; Rio Grande do Sul, com cinco municípios sem registros; Amapá, Bahia e Rio Grande do Norte com dois municípios cada; e com apenas uma cidade sem registros, os estados do Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário