terça-feira, 23 de novembro de 2021

Primeira figura feminina, 'Dona Basica', do Boi da Pindoba, é homenageada pelo projeto "Amo, Poeta e Cantador"


O artista Gil Leros concluiu este final de semana o 'Mural da Memória' em homenagem a 'Dona Basica', grande mestra da Cultura Popular do Maranhão. Brasilísia Rosa da Conceição, a 'Dona Basica', foi casada com o também falecido mestre da Cultura Fabriciano Timóteo Diniz; juntos, comandaram o Bumba meu Boi da Pindoba, no município de Paço do Lumiar, por décadas.
Ela nasceu em 03 de fevereiro de 1909 e viveu longos 115 anos, dos quais dedicou boa parte deles ao Boi da Pindoba. Era ela quem fazia as indumentárias e passava o ano inteiro em seu ateliê. É um exemplo de mestre da Cultura que se dedicou ao máximo; com seus 102 anos, ainda costurava para o Boi.
Esta é a primeira homenagem que o projeto "Amo, Poeta e Cantador" faz a uma figura feminina do Bumba meu Boi. O Boi da Pindoba possui uma trajetória que remonta ao século XIX, pois foi fundado por Hemetério Diniz em 15 de março de 1890, completando, portanto, 131 anos de história neste ano de 2021.
'Dona Basica' é um dos mestres já graffitados por Gil Leros, neste mês de novembro, na etapa do projeto "Amo, Poeta e Cantador" aprovada em Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão - SECMA, com incentivos da Lei Federal nº 14.017, por meio do 'Conexão Cultural - Fomento a Projetos'.
Os outros dois homenageados já graffitados foram os mestres Antônio Ribeiro, mais conhecido como ‘Tonico’, do Boi da Fé em Deus, e Manoel Leôncio Mendes, o ‘Mané Onça’, do Bumba meu Boi da Madre Deus - ambos ainda vivos. E, mesmo em idade avançada, esforçam-se para, todos os anos, participar dos festejos.
O quarto mural desta etapa, e também último, será o do mestre Humberto de Maracanã, que será graffitado na sede do Bumba meu Boi de Maracanã, em data ainda a ser confirmada. A proposta aprovada pela Lei Aldir Blanc vai viabilizar, ainda, a produção de um livro (documental) contando a história do Projeto, entrelaçada às histórias dos mestres de Bumba meu Boi que estão sendo homenageados
nos murais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário