quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Lançada a 3ª edição da Campanha Palavras que Curam do HU-UFMA


Dedicar um tempinho para escrever palavras de apoio aos que estarão internados na noite de Natal no Hospital Universitário da UFMA é a ação que faz toda a diferença para que a Campanha “Palavras que Curam” possa atingir seu objetivo principal. Um ato simples, mas que traz benefícios inestimáveis a cada um que recebe uma mensagem positiva, carregada de amor, carinho e força. A equipe do HU-UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, irá transcrever à mão todas as mensagens que chegarem. A entrega será na manhã do dia 24 de dezembro, nas duas unidades hospitalares, Presidente Dutra e Materno Infantil.

As mensagens devem ser enviadas para o email palavrasquecuram@huufma.br. Ao som de músicas natalinas e muita alegria, um grupo de colaboradores irá percorrer os leitos do hospital para distribuir as cartinhas para todos os pacientes internados. O objetivo é conseguir a participação do máximo de pessoas para que uma linda corrente do bem seja fortalecida.

A internação hospitalar já proporciona um distanciamento natural do paciente com seus familiares e amigos. É um período que mexe muito com os pacientes e fica ainda mais delicado em um período tão festivo como o Natal. Buscando diminuir esse vazio e proporcionar momentos de alegria que a equipe do Grupo de Trabalho de Humanização mantém esta tradição que já chega a sua terceira edição.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização, José Neres Souza, enfatiza a importância do hospital não deixar passar em branco esse momento tão significativo aos que estão internados “As mensagens que a comunidade vai enviar aos nossos pacientes são de muito valor. Elas acolhem, dão esperança, renovam a fé. É importante para que as pessoas que vão receber saibam que são queridas e lembradas. Nós acreditamos que as palavras têm o poder de ativar sentimentos bons, tão necessários para quem está nesse momento de hospitalização, é difícil tanto para os pacientes quanto para as suas famílias.”

A grandiosidade do projeto está na possibilidade de qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo poder participar, por isso o canal a ser utilizado para o envio é o email: palavrasquecuram@huufma.br

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário