terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Semana Maranhense de Dança abre sua 15° edição com apresentações no Forte Santo Antônio


Alunos do Núcleo de Arte-Educação (NAE) se apresentam na 15° Semana de Dança
Com apresentação especial do coreógrafo e bailarino, Marcelo Grangeiro, junto com sua esposa e também bailarina, Damyla Maria, foi aberta a 15ª Semana Maranhense de Dança, um evento cheio de emoção e expressão corporal, que tem o objetivo de fortalecer os vínculos, promover a cultural e fomentar a troca de conhecimentos e experiências artísticas, por meio da dança. Considerada uma das maiores programações culturais do estado, a Semana traz uma programação vasta de atividades para toda a população até o próximo dia 11 com encerramento na Concha Acústica.

A cerimônia de abertura, que teve como cenário o pôr do sol do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, iniciou com as apresentações dos alunos do Núcleo de Arte-Educação (NAE) com as coreografias “Reinvenções”, “Ayô” e “Dez para seis”. Logo depois, teve a apresentação da nova coreografia “Tu Vens” de Marcelo e Damyla, que foi ovacionado por todo público. Por fim, teve a transmissão do espetáculo “Titiksha”, em formato online.

Na oportunidade, Marcelo Grangeiro destacou a emoção de ter se apresentado e participado da abertura do maior festival de dança maranhense, além disso evidenciou a felicidade de ser a personalidade homenageada da Semana Maranhense de Dança de 2021. “É uma honra muito grande abrir a 15ª Semana Maranhense de Dança com uma coreografia feita por mim e pela minha esposa, Damyla. Foi um momento ímpar nas nossas vidas, também por ser a primeira vez que dançamos para os nossos dois filhos. Além disso, tenho a felicidade de ser o homenageado da Semana, que é algo incrível pois prestar homenagens a pessoa que estão em produtividade, é algo que me orgulha muito de ser essa pessoa e representar todos os maranhenses, apaixonados pela dança”, realçou.

Na ocasião, a diretora artística da Semana, Bianka Marques, destacou todo o empenho da produção do evento para construir uma programação especial que emocione ao mesmo tempo que valorize todas as linguagens da dança do Maranhão.

Apresentação da nova coreografia “Tu Vens” de Marcelo e Damyla Maria, na abertura da Semana Maranhense de Dança

“Esperamos que a Semana seja maravilhosa para toda a população, apaixonada pela dança. Estamos com uma equipe que está muito empenhada a fazer uma programação marcante, trazendo e enaltecendo as linguagens da dança, dentro da semana. Então a gente tem uma programação bem legal, bem vasta para galera da área da dança que quer dançar e que quer discutir o desenvolvimento da dança no nosso estado. Esse é nosso principal objetivo, pensar em quem dança, mas não só quem é profissional, mas quem gosta da dança, o que torna nossa semana bem eclética. É importante destacar que a Semana é híbrida, por isso a gente está fazendo as atividades presenciais e transmitindo tudo pelo Youtube. Esse também é propósito da semana, pensar em todo mundo e em vários espaços, por isso nossa programação está espalhada por diversos pontos da cidade”, assegurou.

A professora de Educação Física e aluna de dança, Emanuelle Mendes, estava prestigiando a abertura do evento e declarou a emoção de assistir à apresentação e a alegria de poder participar da Semana, novamente, e suas expectativas para atividades. “Eu adorei a apresentação de dança contemporânea do Marcelo e a abertura da Semana Maranhense de Dança. Foi uma ideia incrível fazer a abertura nesse local, especificamente, porque é aberto e isso possibilita que outras pessoas que não têm a oportunidade de ver os espetáculos de dança, podem criar uma proximidade bem maior. Estou com muitas expectativas para o início da Semana, porque vou participar das oficinas e vou participar de tudo”, disse

Em sua 15ª edição, a Semana Maranhense de Dança tem como foco toda a história de valorização da linguagem da dança em nossa cultura e educação. Nesse sentido, a festividade, durante os sete dias, terá uma programação vasta com o propósito de incentivar a cadeia produtiva da dança maranhense, a partir da promoção de espetáculos, mostra coreográfica, mostra competitiva, Batalha Nego Cosme, workshop e webinars em diversos pontos da cidade de São Luís, incluindo o Teatro Arthur Azevedo.

A Semana Maranhense de Dança a ocorrerá entre os dias 05 e 11 de dezembro. O evento realizado pelo Grupo 8 com patrocínio do Grupo Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado e tem por objetivo fomentar a atividade cultural e toda a cadeia produtiva ligada à dança no Maranhão.

OFICINAS E ESPETÁCULOS

As oficinas que compõem o evento tiveram início nesta próxima segunda-feira, 06, com o workshop “Dança Contemporânea” com a Companhia de Ballet de São Paulo, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). E segue ao longo da semana com workshops de Afro Dance com Joseph Osei; Acro-dança com Mauro Nascimento; Tambor de Crioula com Carla Coreira e “Preparação Corporal para Audições” com Jaime Bernardes, além dos espetáculos, mostra coreográfica, mostra competitiva, Café cultural com roda de conversas sobre negócios, Batalha Nego Cosme e webinars, que acontecerão em diversos pontos de São Luís.

Para participar das atividades, basta acessar no Instagram da Semana Maranhense de Dança (@semanadedanca_ma_2021), pois o link para inscrição está disponível na bio da página, junto com toda a programação. Bianka Marques explica sobre as inscrições e orientações para quem quer participar das atividades.

“As entradas para qualquer atividade da Semana são gratuitas. Sugerimos apenas que as contribuam com um quilo de alimento não perecível para que possamos aproveitar essa oportunidade e ajudar quem está precisando, mas é apenas uma sugestão, não é obrigatório. Para quem quer participar das oficinas, se inscreva e chegue mais cedo para poder se organizar. Já para quem quer ver os espetáculos, pegue seu ingresso na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo. Estávamos com saudade, sabemos que muita gente sentiu falta, mas estamos aqui e esperamos que tudo seja muito bom para todos”, finalizou.

HOMENAGEM

O grande homenageado da 15° Semana Maranhense de Dança será o dançarino e professor Marcelo Grangeiro, maranhense radicado em São Paulo. Teve mais evidência em sua carreira quando participou e ganhou o quadro “Dança dos Famosos” no “Domingão do Faustão”. Ele foi o professor da atriz Viviane Araújo. Natural de Imperatriz, Grangeiro iniciou sua carreira em Açailândia.

PROGRAMAÇÃO

Com abertura da Semana dia 05, as apresentações seguem ao longo da semana até o dia 11 de dezembro. Confira a programação:

Dia 05/12 – Domingo

- 17h – Abertura com apresentação de Marcelo Granceiro – no Forte de Santo Antônio;

- 20h – Transmissão do Espetáculo Titiksha – Online.

Dia 06/12 – Segunda-feira

- 10h – Workshop – Dança Contemporânea com Companhia de Ballet de São Paulo – Teatro Arthur Azevedo;

- 17h – Webinar “Por uma dança Aleijada” - Online;

- 20h – Espetáculo “Isso dà um baile” da Companhia Balé de São Paulo – no Teatro Arthur Azevedo.

Dia 07/12 – Terça-feira

- 09h – WORKSHOP - Afro Dance com Joseph Osei – Teatro Arthur Azevedo;

- 14h - Workshop Dança na educação com Marcelo Grangeiro – Teatro Arthur Azevedo;

- 17h - Mostra Coreográfica - Teatro Arthur Azevedo;

- 20h - Mostra competitiva – Teatro Arthur Azevedo.

Dia 08/12 – Quarta-feira

- 09h - Workshop "Preparação Corporal para Audições" com Jaime Bernardes/RJ – Teatro Arthur Azevedo;

- 16h - Mostra Competitiva – Teatro Arthur Azevedo;

- 17h – Café Cultural - Online;

- 20h – Espetáculo “O Beleza e Fúria” - Teatro Arthur Azevedo.

Dia 09/12 – Quinta-feira

- 11h30 – Webinar “Jazz com olhar na contemporaneidade e o Mercado” com Caio Nunes (RJ) – Online;

- 16h - Workshop - Tambor de Crioula com Carla Coreira - Praça da Faustina;

- 16h - Rodada de Negócios – Museu de artes visuais;

- 19h30 – Espetáculo – Ancés.

- 19h30 - Workshop – Dança de Salão com Marcelo Grangeiro – no Teatro Arthur Azevedo;

Dia 10/12 – Sexta-feira

- 09h - Workshop Acro-dança com Mauro Nascimento – Casa do Tambor;

- 13h – Memórias da Semana – Online;

- 14h - Workshop Afrobuck com Gilvan Santos - Casa do tambor.

Dia 11/12 – Sábado

- 10h - Workshop “Pole dance” com Kelly Albuquerque – Estúdio UPSIDE;

- 17h – Batalha Negro Cosme – Concha Acústica;

- 18h – Cerimônia de Encerramento - Concha Acústica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário