sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

DICAS PARA AJUDAR A MANTER A SAÚDE PULMONAR EM ALTA


Cuidados redobrados com travesseiros, paredes infiltradas, closets e gavetas

Com a grande incidência de fortes chuvas em todo o Estado, e ainda com o surto de síndromes respiratórias e de Covid19, vale reforçar os cuidados para manter a casa ou o ambiente de trabalho arejado, limpo e bem longe de vilões como o mofo, um grande inimigo da saúde pulmonar.

E muito cuidado quando há paredes com infiltrações. A presença de umidade e mofo no ambiente infiltrado favorece a proliferação de bolor, um tipo de fungo que pode causar ou agravar doenças respiratórias, provocar alergias e outros incômodos. A dica de especialistas do home center Potiguar é manter as habitações adequadamente impermeabilizadas, principalmente nos cômodos onde se dorme e trabalha; para evitar a incidência do bolor, e com ele, a possibilidade de desenvolver doenças como asma, bronquite, rinite, além de alergias que representam riscos para toda a família, em especial para pessoas vulneráveis, como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas ou pacientes crônicos oncológicos ou asmáticos.

Para isso, vale proteger áreas como paredes, pisos e tetos com a aplicação dos produtos impermeabilizantes certos que evitam a ocorrência de infiltrações. Entre as principais causas eu provocam as infiltrações, destacam-se a grande umidade da região, a ação do tempo sobre a parede, chuvas intensas que podem comprometer a parte exterior da parede, lajes com infiltração e ainda, encanamento com vazamentos, canos furados ou rachados. Tudo isso pode levar à existência de áreas infiltradas.

Outra dica importante da Potiguar para essa época é evitar o bolor nos armários, closets e gavetas, pois como passam mais tempo fechados, nessa época de chuvas e alta umidade, são comuns de aparecer. Mas nas lojas Potiguar há produtos bem eficientes para combater isso, os chamados Dry Closet, um desumidificador próprio para armários que elimina a umidade do ar perfumando o ambiente com suave fragrância de lavanda. Seus cristais absorvem o excesso de umidade do ambiente, depositando-o em forma líquida em sua bolsa de armazenamento. Super prático e funcional, pois basta abrir e pendurar no armário ou closet. E manter lá até o liquido encher. Depois é só descartar.

E não menos importante é observar a vida útil dos travesseiros, pois após um certo tempo também são inimigos pois podem acumular fungos e ácaros. Segundo alergistas, o ideal é trocar os travesseiros a cada seis meses, tanto por questões de higiene, quanto por prevenção. É que com o uso ao longo do tempo, o travesseiro acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça, além de perfumes, tinturas e cosméticos. Por esse motivo e, sendo o ácaro o principal agente causador de alergia numa casa, é recomendada a troca do travesseiro a cada dois anos, e ainda, o uso de capa protetora para os travesseiros também. Todos esses itens estão disponíveis em todas as lojas Potiguar de São Luis e de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário