quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

HOSPITAL DOS SERVIDORES COM AUMENTO DE CASOS DE SÍNDROMES GRIPAIS E ESTRUTURAS REFORÇADAS


Hospital São Luís na Cidade Operária, onde está concentrado todo o atendimento diferenciado aos servidores estaduais do FUNBEN, que são pacientes de síndromes respiratórias ou Civid19.
Assistência aos servidores usuários do FUNBEN segue redobrada no HSE E também no HSLZ

Não há casos de Flurona (síndrome dupla de Influenza e Covid) até o momento

O Hospital dos Servidores / HSE localizado no Renascença e destinado ao atendimento de servidores estaduais usuários do FUNBEN segue a tendência nacional e também tem registrado um grande aumento de pacientes vítimas da diversas síndromes gripais que atualmente assolam o país.

Mas desde a entrada em operação do HSE em setembro de 2021, a assistência aos servidores estaduais foi duplicada, ficando uma unidade exclusivamente dedicada aos pacientes de Covid19, que é o Hospital São Luís, mais conhecido como HSLZ, localizado na Cidade Operária.
Dr. Daniel Lima Santos, infectologista do HSE / HSLZ.

Nessa unidade do HSLZ está concentrado todo o atendimento para pacientes de Covid 19 e das demais síndromes gripais. E mais, essa é a única estrutura do Estado a oferecer UTI´s totalmente separadas para o atendimento de pacientes com Covid19 e de Influenza e demais síndromes gripais em andares e estruturas isoladas e diferenciadas.

Segundo o médico infectologista do HSE, Dr. Daniel Wagner dos Santos, houve um aumento de atendimentos na emergência e também nas internações de pacientes com síndromes gripais:

“Tivemos um aumento por esse tipo de paciente desde o último dia 20 de dezembro. De 13 atendimentos passamos para 160 atendimentos por dia na emergência do HSLZ e hoje temos 80% das enfermarias ocupadas por esses casos” revela ele.

O Dr. Daniel reforça que o HSLZ, dedicado exclusivamente para o atendimento das síndromes gripais, conta com um setor de emergência, unidade de internação e UTI com equipe multidisciplinar. Ele declarou que até o momento, não houve nenhum caso de dupla infecção (Influenza e Covid19) registrado lá.

“Hoje temos 12 pacientes internados com Influenza e 7 com Covid19, mas felizmente ainda nenhum quadro da chamada Flurona”, disse o infectologista.

O Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo explica que apesar do grande aumento na procura pelo atendimento nas duas unidades, os servidores estaduais podem ficar tranquilos quanto aos serviços, já que o HSLZ e o HSE estão bem estruturados para a pandemia em curso:

“De fato a curva de atendimento aumento nesses últimos dias. Atualmente nós temos 30% das nossas UTI’s ocupadas com síndromes gripais e síndrome respiratória aguda grave. Nas últimas duas semanas tivemos 31 internações nas UTI’s do HSLZ. Mas a unidade do HSE no Renascença segue com internações de casos não relacionados à síndrome gripal e todo nosso staff multidisciplinar está mais que treinado para enfrentar esse momento. Na pandemia em 2020 aprimoramos muito nossos protocolos internos, aprendemos o que funciona melhor e todo o time do HSE / HSLZ está comprometido em seguir oferecendo o melhor atendimento aos servidores”, disse o Diretor.
Vinícius Braid, Diretor do Laboratório Lacmar, que conta hoje com uma das mais modernas estruturas tecnológicas em análises laboratoriais de todo o país.

Ele reforçou que há um protocolo próprio do HSE / HSLZ de “Classificação de Risco e Manejo do Paciente”, com fluxos e procedimentos que devem ser seguidos desde a triagem e análise do quadro dos pacientes, até a possível internação hospitalar caso necessário. E há também um amplo suporte do Laboratório Lacmar, que também pertence ao Grupo Mercúrio, nas análises de exames laboratoriais.

“Todos os pacientes de risco, e de casos mais graves (mesmo com acompanhamento ambulatorial), além dos casos de internação, necessitam de uma precisa investigação laboratorial para dar suporte às decisões de tratamento de cada paciente. É muito importante contarmos nesse momento com a moderna estrutura do Laboratório Lacmar, que nos garante agilidade na tomada de decisões”, lembrou Plínio Tuzzolo.

O Diretor do Lacmar e Membro do Conselho Administrativo do Grupo Mercúrio Vinícius Braid reforçou que “além de sermos um dos maiores laboratórios do Estado em volume de atendimento, o Lacmar é também um dos mais modernos de todo o Norte e Nordeste, com um parque tecnológico de última geração e recém inaugurado, o que nos dá agilidade e altíssima confiabilidade no atendimento de demandas laboratoriais de toda as redes pública e privada que atendemos, em especial os servidores estaduais”, declarou o Diretor Vinícius Braid.

Sobre kits de testagem rápida, ele explicou que, devido ao aumento súbito, pode haver um risco de desabastecimento temporário apenas, desses testes no âmbito nacional. Mas há outros meios de testagem e anise dos pacientes que procuram o HSE / HSLZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário