quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Professora Mônica Araújo é candidata à Diretora do CCSo UFMA


Com larga experiência em gestão acadêmica, após ter sido Chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria por dois mandatos e Coordenadora Pró-tempore do curso de Turismo, a professora e Doutora em Desenvolvimento socioambiental, Mônica Araújo, aceitou o convite do CCSo Coletivo e Resistente, grupo de professores, estudantes e técnicos, e será candidata à diretora do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. As eleições ocorrerão no próximo dia 28 de janeiro e podem votar professores, técnicos e estudantes do referido centro.

“Não sou candidata de mim mesma. Meu nome é fruto de um desejo coletivo de professores estudantes e técnicos que defendem uma nova forma de administrar o Centro de Ciências Sociais, propulsor de importantes projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFMA”, explica Mônica Araújo para quem a defesa de uma universidade pública e de qualidade é inegociável e é um dos compromissos do seu programa de gestão 2022-2026, elaborado coletivamente pelo grupo.

Mônica diz que vê com preocupação projetos em curso que visam privatizar a universidade e torná-la distante da maioria da população. “Se não fizermos algo, agora em pouco tempo teremos que pagar para cursar uma universidade, que deve ser pública”, pontua Mônica. Para ela, a diretoria de Centro tem também esse papel, que é de se contrapor a qualquer movimento que tenha por objetivo privatizar as universidades públicas.

“Defendemos também a democracia e a autonomia universitária, expressa em uma gestão participativa baseada no diálogo e no debate público das questões que envolvem a universidade”, reforça Mônica. Ela também defende, em sua gestão, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, vinculados aos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos que integram o CCSo. Além de se comprometer a defender as deliberações oriundas do Conselho do CCSo.

Para ela, também é possível desenvolver projetos multidisciplinares com os cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Imobiliárias, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Hotelaria, Jornalismo, Pedagogia, Rádio e TV, Relações Públicas, Serviço Social e Pedagogia, e os demais cursos de pós-graduação que compõem o CCSo.

Mônica também defende a realização de concurso público para técnicos pois, segundo ela, há uma carência grande, atualmente, o que compromete a qualidade do serviço público prestado, sobrecarregando o quadro administrativo atual, insuficiente para atender as demandas.

SOBRE MÔNICA ARAÚJO

É Doutora em Desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) com pesquisa sobre governança ambiental e turismo em parques nacionais do Brasil e da Costa Rica. Recentemente, concluiu seu Pós-Doutoramento sobre Turismo de Base Comunitária na Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia e Peru) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)/UFPA. É Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e tem como formação básica Pedagogia (UNAMA) e Turismo (UFPA).

Desde 1992, é professora adjunta do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA. Foi Chefe de Departamento, eleita, por duas gestões 2015 a 2019. Em seguida, foi Coordenadora Pró-tempore do Curso de Turismo, durante sete meses (2020 a 2021) e foi conselheira do CONSUN . Exerceu as funções de Coordenadora e supervisora de estágios, coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Documentação em Turismo e supervisora docente da Empresa Junior de Turismo (LABOTUR).

Tem experiências na área de Turismo, tanto na área acadêmica quanto governamental. Exerceu o cargo de Secretária Adjunta do Turismo do estado do Maranhão (2007 a 2009) e atuou na área de Relações Internacionais com ênfase na Cooperação Técnica Internacional do governo estadual (2008/2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário