quinta-feira, 24 de março de 2022

ESCOLA ENEY SANTANA: 50 ANOS EDUCANDO COM AMOR E INCLUSÃO


Solenidade nessa sexta (25.03) vai homenagear apoiadores da causa da pessoa com deficiência

PROGRAMAÇÃO NO DIA 25/03 – Das 8H às 11H
8h – Início Solenidade / Hasteamento de Bandeiras com Banda do 24° Bis
8h30 Homenagens - Professoras Escola Eney Santana
9h - Celebração Eucarística
10h - Homenagem apoiadores da ampliação da Escola Eney Santana (Thaynara OG, Instituto Alcoa, Receita Federal).
10h30 - Celebração 50 anos - Parabéns Escola Eney Santana
ENTREVISTADOS: Pres. da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim / Pauliana Batista – Gestora da Escola Eney Santana / Pais de Alunos da escola
HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA ESCOLA ENEY SANTANA

No Maranhão a 1º APAE fundada foi em São Luís, em 10 de março de 1970, tendo como marco inicial da Associação a criação da Escola Eney Santana; implantada em 25 de março de 1971 e mantida pela APAE de São Luís. São 50 anos de muitas lutas e sucesso, e acima de tudo, muitas vidas transformadas com a educação de pessoas com deficiências. O momento atual é de muitos investimentos na ampliação de suas estruturas e para a ofertas de mais vagas; além do compromisso de promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A orientação pedagógica da Escola Eney Santana visa minimizar as diversidades e propiciar a inclusão, ofertando à comunidade vários níveis de educação especializada a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, nos níveis de Ensino Fundamental (Escolarização Inicial) e Educação de Jovens e Adultos com Oficinas Profissionalizantes, atividades complementares de Artes-Cultura, Educação Física e Desporto e Informática Educacional.
A escola conta ainda com os serviços oferecidos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.
E sob a coordenação do Serviço Social, por meio do Núcleo de Atenção à família, os familiares de alunos da Escola Eney Santana contam com suporte e orientação, acesso a cestas básicas doadas por parceiros, suporte na marcação de consultas e outros encaminhamentos assistenciais.

A interação escola junto à comunidade é realizada por meio de encontros, palestras, seminários, um dia especial na escola e outros eventos (datas comemorativas). Desta forma, ao longo dos anos a escola obteve várias conquistas com a inclusão de crianças para o ensino regular, de jovens para o mercado de trabalho, dos grupos artísticos e esportivos, com participações vitoriosas em festivais e paraolimpíadas municipais, estaduais e nacionais.
Essa caminhada continua forte, com o compromisso e a responsabilidade de realizar um trabalho de qualidade, articulando mais parcerias para respeitar e valorizar as pessoas com deficiência, suas peculiaridades e diferenças, e assegurar-lhes o exercício pleno de sua cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário