terça-feira, 8 de março de 2022

Feliz Dia Internacional da Mulher. Uma homenagem da UFMA



1.849. Esse é o número total de professoras que a Universidade Federal do Maranhão possui, é um número para celebrar a vitória e o espaço que a mulher tem conquistado cada vez mais na ciência. Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, uma data que se originou do movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As mulheres inventoras da UFMA, hoje, correspondem a 51% do total. Juntas, elas já patentearam mais de cem produtos científicos. As áreas de atuação concentram-se nas Grandes áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. Entre essas áreas, destacam-se Farmácia, com o maior número de inventoras, seguida da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Na Grande área de Ciências Exatas e da Terra o destaque é para a área de Química.

Segundo a Unesco, há somente 28% de pesquisadoras e cientistas mulheres no mundo, e, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, as mulheres ganham um emprego na área das ciências para cada 20 pedidos, enquanto os homens ganham um a cada quatro.

Neste dia, que é tão especial, a Universidade lembra das lutas históricas das mulheres por respeito, para terem suas condições equiparadas às dos homens e por reconhecimento ao seu espaço social e científico.

A UFMA lembra, não só das docentes, mas também das técnicas-administrativas, estudantes de graduação e pós-graduação e das colaboradoras que se dedicam diariamente em uma longa jornada para alcançar mais respeito e reconhecimento, dos quais são dignas e merecedoras todas as mulheres.

O dia é para comemorar os feitos alcançados, sem perder a perspectiva da continuidade da luta, com a esperança de que um dia a exclusão e o preconceito sejam apenas escuras notas de rodapé nas páginas da história.

Feliz Dia Internacional da Mulher. Uma homenagem da UFMA às mulheres da Universidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário