terça-feira, 8 de março de 2022

HU-UFMA comemora Dia Mundial do Rim com ação educativa nesta quinta- feira, 10

Ao longo da semana serão desenvolvidas panfletagem e triagem de pacientes

Para alertar sobre a doença renal crônica (DRC), a segunda quinta-feira do mês de março foi instituída como a data oficial para comemorar o Dia Mundial do Rim. Esse ano será realizada no dia 10 de março, com o tema “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal”. O Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, está realizando durante esta semana, pela manhã, uma panfletagem na Marcação de Consultas da Unidade Presidente Dutra e na recepção da Unidade Materno Infantil, com o objetivo de conscientizar sobre o tema e convidar as pessoas que fazem parte do grupo de risco para participarem da triagem.

Na próxima quinta-feira,10, a ação educativa será das 08h às 15h, no Centro de Prevenção de Doenças Renais, Rua Silva Jardim, nº 83, no qual será realizado uma triagem com pacientes. A iniciativa é da Unidade de Nefrologia com o apoio das Ligas de Hipertensão Arterial (LHA) e de Afecções Renais (LARe) da UFMA. Durante a triagem, os pacientes passarão pelos atendimentos de medicina, enfermagem, nutrição e serviço social.

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão nos rins mantida por três meses ou mais. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, afeta uma em cada 10 pessoas adultas no mundo com taxas crescentes de acometimento na população. Ela não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).

A médica nefrologista, Erika Carneiro, destaca o objetivo da sensibilização deste ano “A campanha foca na educação e na conscientização sobre a doença renal em diferentes setores do cuidado com a saúde: comunidade, profissionais de saúde e formuladores de políticas em saúde pública.”

Os principais grupos de risco para a DRC:

Hipertensão Arterial

Diabetes Mellitus

Histórico de Doença renal ou cardiovascular

Idosos

Obesidade

Tabagismo

Uso frequente de medicamentos que podem causar danos aos rins (nefrotóxicos)

Histórico familiar de doença renal

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por: HU-UFMA, Com informações da SBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário