sexta-feira, 11 de março de 2022

UFMA abre exposição no Palacete Gentil Braga e promove lançamento de livros


Em mais uma etapa do projeto Do Nosso Jeito, o Espaço Gentil (Palacete Gentil Braga) apresenta duas atrações: a Noite Literária, com o lançamento de obras de autores vinculados à UFMA, e a exposição ‘’DAC, 46 anos: arte e cultura do nosso jeito’’, com a trajetória da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) na realização de projetos artísticos nas áreas do teatro, da música, das artes visuais e audiovisuais, com foco no Festival Guarnicê de Cinema. O evento ocorre no dia 18 de março, às 18:30h e é exclusivo para convidados.

Após a abertura, a exposição ficará disponível para a visitação do público do dia 21 de março a 15 de abril, apenas no período da manhã, de 8h às 11:30, de segunda a sexta, exceto em feriados. A iniciativa compõe a programação do projeto Guarnicê Itinerante, viabilizado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Maranhão.

De acordo com Zefinha Bentivi, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, “a exposição nos brinda com o prazer de revisitar 46 anos de contribuição da Universidade Federal do Maranhão para a arte e a cultura maranhense, prestigiando-se, sobretudo, aqueles que contribuíram com esta bela caminhada”

Noite Literária

Seis obras serão lançadas, incluindo a nova edição de ‘’Noite Sobre Alcântara’’, de Josué Montello, ex-reitor da Universidade. O livro será representado por Joseane Maria de Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello, instituição que preparou a nova tiragem em parceria com a Casa do Autor Maranhense e a Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
As outras obras são: ‘’Coreiras – Performance e Jogo no Tambor de Crioula’’ de Cássia Pires, professora e chefe do Departamento de Artes Cênicas da UFMA; ‘’Epigramas de Arthur Azevedo’’ de Dino Cavalcante, professor do Departamento de Letras da UFMA, e José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras; ‘’Memórias (En)cantadas’’ de Euclides Moreira Neto, ex-diretor da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e Diretor Geral da Rádio Universidade; ‘’Trechos em Textos: Memórias que Formam Poesias’’ da poetisa e mc de rap Jéssica Cantanhede e ‘’O Cheiro do Tempo’’ de Sanatiel Pereira, Diretor da Editoria da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) e membro da Academia Ludovicense de Letras.

Do Nosso Jeito

O Do Nosso Jeito é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão e patrocinado pelo Grupo Mateus, pela SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Maranhão. A iniciativa tem por objetivo difundir atividades da arte e da cultura popular do estado, valorizando o patrimônio local por meio da música, do folclore, do teatro, das artes visuais e de uma série de outras linguagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário