terça-feira, 8 de março de 2022

VLI cria função exclusiva para mulheres no Canal de Denúncias


O atendimento será feito por um time de especialistas composto apenas por mulheres, incluindo graduadas em psicologia, que acolherão as denunciantes

Nesta terça-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – lança uma funcionalidade no Canal de Denúncias, que agora conta com uma opção pensada exclusivamente para mulheres. Por meio do 0800-7210782, o público feminino poderá comunicar qualquer tipo de desvio de conduta, de normas internas ou de legislação, como assédio, comportamento sexual inadequado, discriminação e demais irregularidades que forem praticadas por empregados ou prestadores de serviços, em descumprimento ao Código de Conduta da empresa. O atendimento será feito por um time de especialistas composto apenas por mulheres, incluindo graduadas em psicologia, que acolherão as denunciantes por meio de uma escuta qualificada.

“As relações internas e externas da VLI são pautadas pela ética e pelo respeito. A criação desta funcionalidade no canal é mais um exemplo disso e reforça o nosso compromisso com os valores de que não abrimos mão e também nosso papel como uma companhia que promove a igualdade de gêneros de forma efetiva, com seriedade e intencionalidade”, afirma a diretora Jurídica e de Governança Corporativa da VLI, Joyce Andrews.

Segundo a gerente de Ética e Conformidade da companhia, Mirela Pedrosa Lima, o objetivo desta ferramenta é, diante de uma situação tão delicada, acolher as mulheres, deixando-as mais confortáveis para fazerem suas denúncias. “Dependendo do que será relatado, como em casos de comportamento sexual inadequado ou discriminação, a manifestante pode ficar com receio de ser julgada ou de dar detalhes sobre o ocorrido ao ser atendida por um homem no 0800. Pensando nisso, decidimos criar uma opção específica para que elas falem apenas com mulheres, dentre elas psicólogas especializadas em atendimento humanizado e inclusivo”, destaca.

Ela explica que o contato inicial com o Canal de Denúncias continuará sendo pelo mesmo número. Contudo, no início da ligação, a pessoa optará pelo atendimento exclusivo para mulheres ou pelo atendimento convencional, por meio do qual as pessoas podem reportar atos em desacordo com o Código de Conduta, com políticas internas e legislações aplicáveis. “O número será mantido, porque é amplamente divulgado, tanto internamente quanto externamente”

De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, o canal funcionará com o atendimento direto pelas especialistas. Fora desses horários, a ligação é gravada e a mesma equipe responsável pelo acolhimento fará as análises e encaminhamento do caso.

Código de Conduta

É importante ressaltar que o Código de Conduta da companhia possui orientações claras de como promover o ambiente integro e positivo de trabalho. Entre elas estão: respeitar a todas as pessoas, com suas qualidades e direitos; praticar o trabalho colaborativo, com incentivo à diversidade de ideias e ao diálogo construtivo; defender a escuta ativa, mantendo a empatia com o outro e a observação atenta dos comportamentos que podem ser nocivos ao ambiente de trabalho; denunciar atitude preconceituosa ou discriminatória; cuidar de forma permanente para não gerar constrangimentos internos com palavras, apelidos e piadas ofensivas ou depreciativas; bem como extinguir prática ou conivência com qualquer tipo de assédio, comportamento inadequado, agressivo ou ato violento.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário